Check-in, check-out e limpeza: entenda novas regras para hotéis brasileiros

Siga no

De acordo com a portaria, o preço da diária, a ser cobrado pelos meios de hospedagem, deve corresponder ao período de 24 horas (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Compartilhar matéria

O Ministério do Turismo (MTur) alterou as regras para os hotéis brasileiros referentes à entrada e à saída (check-in e check-out) do hóspede, considerando o tempo necessário para arrumação, higiene e limpeza da unidade.

De acordo com a portaria, o preço da diária, a ser cobrado pelos meios de hospedagem, deve corresponder ao período de 24 horas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os hotéis podem definir seus próprios horários de check-in e check-out, mas as informações devem ser comunicadas, tanto pelos hotéis como pelas agências de turismo e as plataformas digitais intermediárias de reservas, ao hóspede de forma clara e prévia.

A nova regra permite que o hotel cobre tarifas extras para check-in antecipado ou check-out tardio nas acomodações, desde que o hóspede seja informado com antecedência e não prejudique o cumprimento das normas de limpeza.

A norma fixa em até 3 horas o tempo que deve ser dedicado à arrumação e limpeza dos quartos de hospedagem. Os hotéis não podem cobrar a mais por esses serviços, que devem estar incluídos no preço da diária.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os procedimentos incluem a higienização completa da unidade de alojamento; a troca de roupa de cama e das toalhas.

A frequência da limpeza e da arrumação deve ser compatível com o tipo de estabelecimento, como hotéis, resorts, pousadas, hostels, apart-hotéis ou flats.

O hóspede deve ser comunicado sobre o tempo estimado para a limpeza do quarto e a frequência.

Se preferir, o hóspede pode dispensar os serviços de arrumação e limpeza, mediante manifestação expressa e sua vontade deve ser respeitada. Porém, o hotel deve garantir que essa escolha não comprometa as condições sanitárias e a segurança dos demais hóspedes no local.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em nota, o Ministério do Turismo explicou que a proposta “busca oferecer maior previsibilidade e transparência nas relações de consumo, além de reforçar a segurança sanitária e jurídica do setor”.

Registro de hóspedes

O MTur também criou a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) em formato digital, para todo o segmento de hotelaria do país.

A ficha online deve ser preenchida por todos os hóspedes, contendo informações básicas de identificação que já eram solicitadas no modelo em papel.

A modernização disponibiliza funcionalidades para desburocratizar o processo de pré-check-in, check-in e check-out. O objetivo é promover a economia de tempo para os hóspedes, diminuir gastos e aumentar a segurança para os meios de hospedagem.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A plataforma online autoriza, entre outros procedimentos, o pré-check-in por QR Code ou link.

De acordo com o ministério, o sistema também facilita o envio eletrônico das informações exigidas pela legislação brasileira. Os dados geram estatísticas oficiais em tempo real sobre o fluxo turístico nacional.

As informações qualificadas permitem, por exemplo, identificar o perfil do turista e o envio padronizado possibilita o monitoramento das taxas de ocupação hoteleira em cada região.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O documento digital está disponível para os estabelecimentos do ramo hoteleiro na Plataforma FNRH Digital e deve ser autenticado via conta Gov.br.

As novas regras entram em vigor em 15 de dezembro.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Brasil

Azul confirma fim das negociações de fusão e do acordo de codeshare com a Gol

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 54 milhões

Paracetamol causa autismo? Após fala de Trump, Anvisa nega relação entre TEA e o medicamento

Café mais caro! Indústria prevê alta nos preços a partir da próxima semana

Azeite de Minas Gerais é eleito o 2º melhor do hemisfério sul em concurso na França

Agente de limpeza escapa de atropelamento e reza de joelhos após susto

Últimas notícias

Sensação do Brasileirão, Mirassol ostenta o segundo melhor ataque da competição

Presidente do Conselho de Ética define relator do caso Eduardo Bolsonaro

A tragédia silenciosa da educação mineira

Linkin Park ganha versão para ninar bebês e crianças: ouça ‘In the End’ repaginada

Incêndio destrói casarão histórico que abrigava Secretaria de Saúde em Santa Bárbara

BH amanhece com sensação térmica de -17ºC; ventos chegaram a 88km/h

Prefeitura anuncia mudanças nas Emeis de Belo Horizonte

Classificado contra o Bolívar, Sampaoli quer ‘recuperar a confiança’ do Atlético contra o Mirassol

Mascotes da Copa do Mundo: Fifa apresenta trio de 2026