Após o empate com o Juventude, na última terça-feira (30/9), o Atlético chegou ao seu sétimo jogo sob o comando de Jorge Sampaoli em 2025. Em sua segunda passagem pelo Galo, o treinador argentino assumiu o alvinegro em um momento complicado na temporada, mas já foi elogiado por jogadores e torcedores por melhorar o rendimento do time em pouco tempo.
Mesmo com um futebol ofensivo e baseado na posse de bola, um detalhe chama a atenção: a falta de gols marcados. Nestes sete primeiros jogos de 2025, o Atlético de Jorge Sampaoli marcou apenas quatro gols. Comparado à sua primeira passagem, a diferença é evidente: em 2020, nos sete primeiros jogos sob o comando do argentino, o Galo marcou 17 gols.
Clique aqui e assista na íntegra.
As circunstâncias do início das duas passagens do treinador são diferentes. Em 2020, Sampaoli iniciou sua trajetória no Atlético em março, ainda no começo da temporada. Nas sete primeiras partidas, enfrentou Villa Nova, América (três vezes), Patrocinense, Flamengo e Corinthians. Dos sete jogos, cinco foram pelo Campeonato Mineiro, incluindo as duas partidas da final, e dois pelo Campeonato Brasileiro.
Em 2025, o contexto é distinto. Sampaoli assumiu um Atlético em momento turbulento, com apenas uma vitória em cinco jogos, uma eliminação para o Cruzeiro na Copa do Brasil e na parte de baixo da tabela do Brasileirão. Nas sete primeiras partidas no comando do Galo neste ano, enfrentou Cruzeiro, Santos, Bolívar (duas vezes), Botafogo, Mirassol e Juventude.
Mesmo assim, Sampaoli vem sendo elogiado neste “novo” início com o Atlético. O time está há três jogos sem sofrer gols, com duas vitórias e um empate nas últimas três partidas. Após o confronto com o Juventude, o trabalho do treinador foi exaltado por Vitor Hugo e Igor Gomes, que reforçaram a confiança no projeto a longo prazo.
Leia também: Sampaoli lamenta ausência de Hulk em Atlético x Juventude: ‘Precisamos de quem nos dê gols’