O Corpo de Bombeiros retomou, na manhã desta quinta-feira (2/10), o combate ao incêndio na Mata da Baleia, na região Leste de Belo Horizonte. As equipes trabalham em sistema de rodízio e mantêm atenção especial à proteção preventiva do prédio de oncologia do Hospital da Baleia.
Durante a madrugada, por volta de 2h20, a intensificação dos ventos exigiu o envio de uma segunda equipe para executar uma “linha fria”, técnica que consiste no resfriamento estratégico de uma faixa de vegetação para criar uma barreira temporária contra o avanço das chamas. A medida também garante a segurança da central de oxigênio do hospital.
“Duas linhas já foram confinadas e extintas e agora passam por ações de rescaldo e monitoramento. Nós ainda temos uma linha ativa no interior do Parque Estadual da Baleia. As ações operacionais iniciaram desde a primeira hora do dia e os militares e brigadistas já estavam em campo antes das 7h com apoio aéreo de duas aeronaves”, diz o tenente-coronel Heitor, do Comando Especializado de Bombeiros.
O incêndio segue ativo, com duas linhas de fogo em área de mata fechada. Apesar disso, não há risco para o hospital, nem em relação à fumaça, que não atinge o complexo. Segundo os bombeiros, a situação está mais controlada do que a enfrentada na quarta-feira (1º/10).
Ao menos 61 agentes participam da operação, entre militares do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Exército Brasileiro e brigadistas civis. Novas estratégias de combate estão em andamento, enquanto a rotina clínica do hospital é gerida pela própria direção da unidade.