PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

SP registra aumento de mortes e de casos confirmados por intoxicação por metanol

Siga no

Fiscalização foi intensificada em fábricas de bebidas alcoólicas em todo Brasil - (Divulgação Polícia civil/RJ)

Compartilhar matéria

O Estado de São Paulo registrou, nessa terça-feira, aumento no número de mortes confirmadas por intoxicação por metanol, além de crescimento na quantidade de casos positivos para o uso da substância.

Um novo balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) aponta que o Estado registra três óbitos e 18 confirmações de contaminação por metanol – três casos a mais em relação ao levantamento anterior.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

São 176 casos no total, com 158 em investigação – incluindo sete óbitos que estão em análise. Segundo dados do governo, 38 ocorrências foram descartadas após os exames não apontarem contaminação por metanol, e outras 35 começaram a ser investigadas.

A terceira morte no Estado é a de Bruna de Souza Araújo, de 30 anos. Ela estava internada em um hospital municipal de São Bernardo do Campo desde o final do mês passado.

Após o agravamento do estado de saúde de Bruna, na última sexta-feira, 3, médicos abriram o protocolo para confirmar a morte encefálica da jovem. O óbito foi confirmado pela administração municipal na noite da segunda-feira e incluído no balanço mais recente do governo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As amostras de sangue e urina coletadas em casos suspeitos estão sendo analisadas pelo Laboratório de Toxicologia Analítica Forense (Latof), do Departamento de Química da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto.

De acordo com o governo, o método usado para a análise e identificação do metanol nas amostras pode levar até uma hora. Para o tratamento dos pacientes, a SES informa que disponibilizou 2 mil novas ampolas de álcool etílico absoluto, utilizadas na desintoxicação.

Prisões e interdições

Até o momento, 42 pessoas foram presas em São Paulo em operações contra esquemas de adulteração de bebidas desde o início do ano. Desse total, 21 foram detidas nesta semana.

Em relação ao número de estabelecimentos, 11 – sendo sete na capital – foram interditados sob suspeita de comercializar bebidas adulteradas. Um deles foi desinterditado parcialmente pela Justiça e pela Vigilância Sanitária do Município, mas continua proibido de vender destilados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Brasil

Operação mira esquema de descontos irregulares em benefícios de aposentados do DF

Receita libera consulta ao 2º lote de restituição do Imposto de Renda 2026 nesta terça

Ex-advogada de Bolsonaro vai se casar com Thiago Brennand, condenado por estupro

PF mira Banco Digimais e pede bloqueio de R$ 670 milhões de Edir Macedo

Enem 2026: prazo para pagar taxa de inscrição termina nesta segunda (22)

Moraes autoriza defesa de Bolsonaro a acompanhar depoimento sobre arma

Últimas notícias

Atacante da Bélgica deixa concentração na Copa e viaja à Inglaterra para nascimento do filho

Domingos Sávio diz que PL espera definição de Cleitinho, mas vê Roscoe e Medioli como alternativas em Minas

Pai de Daniel Vorcaro tem celular apreendido em presídio na Grande BH

Obras na BR-040 vão alterar o trânsito no acesso ao Bairro Jardim Canadá, em Nova Lima

Cruzeiro acerta empréstimo de Walace para o Vitória até o fim da temporada

Qual jogador os brasileiros levariam para uma viagem? Pesquisa revela favorito

Gilmar Mendes diz que Mendonça comete ‘erro crasso’ em tratativa sobre delação de Vorcaro

Motorista morre após caminhão cair em ribanceira na BR-251, em Salinas

Haja coração! Galvão Bueno entra para o Guinness com recorde de narrações em Copas do Mundo