A 13ª edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas, a ser realizada nesta quinta-feira (9/10), terá umas programação especial em homenagem aos 90 anos da escritora mineira Adélia Prado. O evento tem participação de 85 municípios mineiros e 110 atividades culturais gratuitas, promovendo uma noite de imersão na literatura, na poesia e na riqueza cultural do estado.
Uma programação inspirada no legado da escritora foi estruturada em diversos equipamentos culturais, como exposições, saraus literários, recitais de poesia, oficinas de criação, contações de história, rodas de conversa e apresentações musicais.
Em Divinópolis, cidade natal da escritora, a partir das 18h, a Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago propõe “Receitas de poesia: o sabor das palavras de Adélia”, uma fusão entre culinária, memória afetiva e poesia. Os participantes serão convidados a explorar como a obra de Adélia transforma o cotidiano em arte, culminando na criação coletiva de um “livro de receitas poéticas”.
Em Belo Horizonte, a partir das 18h, no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) será promovido o encontro “Adélia Prado: poesia, memória e patrimônio cultural”, cuja proposta é estabelecer um diálogo essencial entre a poesia de Adélia Prado e os aspectos da memória e do patrimônio cultural mineiro.
Em Guanhães, no Vale do Rio Doce, a Casa da Cultura Laet Berto, a partir das 19h, promoverá o sarau “Pelos Prados de Adélia: 90 anos de vida em verso”, que traz um palco aberto aos talentos da cidade, valorizando nossos artistas locais em apresentações de leitura poética, música e contação de histórias.
Sobre a Noite Mineira de Museus e Bibliotecas
A Noite Mineira de Museus e Bibliotecas tem como objetivo promover o uso noturno de museus, bibliotecas e outros equipamentos culturais, ampliando o acesso da população à cultura em horários alternativos.
Realizada a cada dois meses, a Noite Mineira estimula que os espaços culturais ofereçam programações gratuitas à noite, como exposições, rodas de conversa, saraus, oficinas, visitas guiadas, apresentações artísticas, entre outras ações. O projeto fortalece o papel dos equipamentos culturais como espaços de convivência, formação e cidadania.
A 13ª edição da Noite Mineira marca a expansão do projeto, com a adesão de 11 cidades que participarão pela primeira vez da iniciativa. Esta conquista reforça o objetivo de descentralizar e democratizar o acesso à cultura em todas as regiões de Minas Gerais.
Os municípios que estreiam nesta edição são: Araçuaí, Abaeté, Baependi, Bonito de Minas, Camanducaia, Capim Branco, Dom Joaquim, Jequitinhonha, Manhumirim, Rio Paranaíba e Senador Amaral.
Com Agência Minas