PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

São Paulo confirma três novos casos de intoxicação por metanol

Siga no

O estado já contabilizou cinco mortes pelo consumo da substância em bebidas destiladas e investiga outras seis (Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF)

Compartilhar matéria

O governo paulista confirmou nesta quinta-feira (9) três novos casos de intoxicação por metanol no estado, elevando para 23 os positivos. Outros 148 casos ainda são investigados e 152 foram descartados.

O estado já contabilizou cinco mortes pelo consumo da substância em bebidas destiladas e investiga outras seis.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) do estado divulgou um novo protocolo de detecção de metanol e para falsificação em bebidas, para aumentar a velocidade das análises. As equipes de perícia precisarão de menos garrafas analisadas de um estabelecimento para determinar a segurança do lote, ou conjunto que as equipes de policiamento ostensivo e órgãos técnicos fiscalizarem.

Essa medida já começou a surtir efeito hoje, com cerca de 600 volumes interditados para comercialização em dois estabelecimentos na região do ABC e a apreensão de algumas dezenas de garrafas que serão periciadas nos mesmos locais. As garrafas interditadas não são retiradas da responsabilidade do comerciante, que deve guardá-las até sua liberação ou até que seja constatada fraude.

Após a apreensão, as garrafas passarão direto para o Núcleo de Documentoscopia, que verifica lacres, selos, embalagens e rótulos, que deve encaminhar os volumes em menos de um dia para o Núcleo de Química. Neste departamento, a análise pode ser feita em garrafas fechadas, identificando presença de metanol e outros produtos contaminantes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Esse passo a passo foi validado em 30 casos, o que permite uma avaliação inicial em tempo célere. Casos suspeitos são confirmados com a análise do líquido, que permite saber a quantidade de cada elemento presente.

“Também são realizados outros exames para saber se a bebida é falsificada, porque pode ser que não tenha metanol, mas ela seja fruto de uma falsificação”, explicou a perita Karin Kawakami, da Assistente Técnica da SPTC.

Canal de denúncia

Na cidade de São Paulo, começou a funcionar hoje um caminho rápido no SP156, serviço que concentra os mecanismos de relacionamento com o cidadão, para receber denúncias e pedidos de informação em casos suspeitos de metanol em bebidas alcoólicas.

“A medida tem o objetivo de agilizar o atendimento à população e fortalecer o combate à venda e consumo de produtos adulterados, diante do aumento recente de notificações de intoxicação na cidade”, explica a nota do município.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O atendimento pode ser feito pelo portal sp156.prefeitura.sp.gov.br ou pelo telefone, discando 156, e será direcionado para registrar a queixa ou tirar dúvidas.

A cidade concentra a maior quantidade de mortes por metanol em bebidas no país, com três casos até o momento.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Crime organizado em aluguel por temporada entra na mira de autoridades

Anvisa reduz suspensão e libera produtos da Ypê fabricados em 2026

Inverno começa neste domingo influenciado pelo El Niño; Sudeste terá bloqueio de frentes frias

Jogo do Brasil contra o Haiti reduz consumo de energia em até 9,6%, aponta ONS

Anatel diz que mensagem ‘misantropia’ não partiu do sistema oficial

Polícia prende mais três por morte de jovem em rope jumping em Limeira

Últimas notícias

Cruzeiro fará dois amistosos durante pausa para a Copa do Mundo; veja adversários

EUA e Irã negociam acordo de paz na Suíça

Hollywood perde produções para outros países

República Tcheca e a revolução sem guerra na Europa

Excelência não garante visibilidade na era digital

Classe média perde espaço no mercado imobiliário

Avaliação do governo Lula permanece estável em junho de acordo com pesquisa Ipsos-Ipec

GAC lança rival do BYD Dolphin no Brasil

Expressões que enfraquecem sua comunicação no trabalho