Um jovem mineiro tem se destacado e chamado atenção no futebol internacional durante esta Data Fifa: trata-se do meia Miguel Carvalho, de 20 anos, atualmente jogador do Al-Hazem, da primeira divisão da Arábia Saudita. Natural de Curvelo, na região central de Minas Gerais, Miguel se mudou para a Espanha aos 8 anos e nunca atuou profissionalmente por clubes brasileiros.
Após receber a cidadania, optou por defender a Seleção Espanhola de base, onde é presença constante nas convocações desde os 17 anos. Seu único contato com o futebol no Brasil foi na escolinha do tio, o ex-atacante Euller, o Filho do Vento, sua grande inspiração no futebol.
“Ele recebeu a cidadania espanhola, não pelo tempo de residência no país, mas por Carta de Naturaleza. O benefício é concedido por decreto real a pessoas em casos excepcionais, que possuam alguma habilidade notória — como foi o caso de Miguel. Até hoje, o único jogador que havia recebido esse benefício foi Ansu Fati, do Barcelona, atualmente emprestado ao Monaco”, revelou Clayton Viana, pai de Miguel, em entrevista à Rede 98.

Veja também
Em 2013, aos 8 anos de idade, o jogador chegou a ser chamado para um período de treinos no Barcelona e impressionou a comissão técnica, ficando próximo de ser contratado pelo gigante catalão. No entanto, uma punição da FIFA ao clube — que o impediu de registrar novos atletas nas categorias de base — acabou barrando a chegada definitiva de Miguel ao Barça.
Após o sonho frustrado, Miguel ingressou nas categorias de base do Espanyol, onde se destacou e foi dono da camisa 10. Apesar do talento, nunca chegou a jogar pelo time profissional, atuando apenas pelo Espanyol B, que disputa divisões inferiores do campeonato espanhol.
No início do ano, desembarcou no futebol saudita, após ser vendido pelo clube catalão. O clube comprador foi o Al-Qadsiah, da elite do campeonato nacional e que conta com estrelas do futebol mundial. Para ganhar rodagem, está em período de empréstimo ao Al-Hazem, também da primeira divisão.
Destaque na Data FIFA
Durante o empréstimo, tem chamado a atenção de outras equipes do Oriente Médio e segue defendendo a Seleção Espanhola, na categoria sub-21, vestindo a mítica camisa 8. O número, que já foi de Xavi e é vestido por Pedri na Seleção Principal, também tem o mineiro como dono, ainda que na base.
Miguel foi chamado pelo técnico David Gordo para amistosos contra Noruega e Finlândia. Na última sexta-feira (10/10), deixou seu gol contra a seleção norueguesa na vitória por 4 a 1. Ele saiu do banco de reservas e atuou por todo o segundo tempo do duelo.
A partida contra a Finlândia acontece nesta terça-feira (14/10), às 16h30 (de Brasília).
Ansiedade pelo duelo contra Cristiano Ronaldo
Clayton Carvalho também revelou à reportagem a ansiedade do filho para o confronto contra o Al-Nassr, equipe de Cristiano Ronaldo e outras estrelas do futebol mundial.
“Está com a ansiedade à mil. Quer voltar logo da Seleção para treinar com os companheiros e estar à disposição para o jogo do próximo dia 25. Vai ser meio difícil, mas também vai tentar trocar camisas com Cristiano Ronaldo”, disse Clayton.
Além de CR7, o Al-Nassr conta com astros como Sadio Mané, João Félix e Kingsley Coman, sob o comando do português Jorge Jesus, que fez história no Flamengo em 2019. Os brasileiros Bento, da Seleção, Ângelo e Wesley também defendem o próximo rival de Miguel.
Futuro em aberto
Segundo o pai, Miguel esteve perto de defender um clube mineiro — cujo nome não foi revelado — neste ano. As negociações estavam avançadas, mas não se concretizaram devido à proposta atraente da Arábia Saudita.
Apesar disso, defender um clube brasileiro continua sendo uma possibilidade para Miguel e seu staff. O exemplo citado é o de Alexsander, vendido jovem ao Al-Ahli, também da Arábia Saudita, que retornou ao Brasil para defender o Atlético, conquistando mais visibilidade.
Por ainda não ter atuado pela seleção principal da Espanha, Miguel também pode ser convocado pela Seleção Brasileira no futuro. Caso a CBF manifeste interesse, a situação será ‘cuidadosamente avaliada’ pelo jogador, afirmou o pai.
Inspirações no futebol
De acordo com Clayton, a maior inspiração de Miguel é seu tio, Euller, que marcou época no futebol brasileiro entre o fim dos anos 1990 e início dos anos 2000.
Durante a carreira, Euller se destacou no Palmeiras, conquistando a Copa Libertadores de 1997, e também brilhou por Vasco, São Paulo e América-MG. Em Minas Gerais, passou pelo Atlético, onde foi campeão do Campeonato Mineiro de 1995.
Além do tio, Miguel tem como referência o meia Kevin De Bruyne, atualmente no Napoli. O jovem se inspira na semelhança física com o belga e admira o talento de De Bruyne como camisa 10.