PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Prefeitura de BH cria grupo para discutir navegação na Lagoa da Pampulha

Siga no

A Prefeitura de Belo Horizonte criou um grupo de trabalho para discutir a retomada da navegação na Lagoa da Pampulha (Qu4rto Studio/Acervo Belotur)

Compartilhar matéria

A Prefeitura de Belo Horizonte criou um grupo de trabalho para discutir a retomada da navegação e o uso do espelho d’água na Lagoa da Pampulha.

Segundo a prefeitura, o objetivo do grupo é elaborar estudos, projetos e propor ações destinadas à retomada do uso do espelho d’água da Lagoa da Pampulha, incluindo a implantação de serviços de lazer e turismo náutico. O grupo de trabalho será composto por integrantes de 12 entidades municipais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A portaria, que foi publicada na edição desta quinta-feira (16/10) do Diário Oficial do Município, é assinada pelas secretarias de Cultura, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Relações Internacionais, Esportes e Lazer, Meio Ambiente, Obras e Infraestrutura, o Planejamento, Orçamento e Gestão, Política Urbana, Segurança Relações Institucionais, além da Fundação Municipal de Cultura, Belotur e Superintendência de Limpeza Urbana.

Passeios turísticos

A Lagoa da Pampulha será reaberta para passeios turísticos, a partir do mês de dezembro. A PBH anunciou neste mês que a lagoa agora está própria para navegações. O projeto piloto prevê viagens gratuitas de catamarã, de quinta–feira a domingo, além de esportes náuticos.

A reabertura do cartão-postal de BH para passeios em dezembro vai marcar as comemorações dos 128 anos da capital mineira. Segundo o prefeito Álvaro Damião (União Brasil), a prefeitura assinou um termo de cooperação com a FMVela (Federação Mineira de Vela), durante a ação de reconhecimento da navegabilidade no espelho d’agua da lagoa, neste domingo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Essas velas que estão aqui serão rotina a partir de agora na nossa cidade. As pessoas que disputam olimpíadas, panamericanos, campeonatos internacionais e nacionais, que antes saíam de Belo Horizonte para poder treinar fora, agora vão treinar na lagoa que é deles”, declarou por meio das redes sociais.

O projeto piloto de navegabilidade da Lagoa da Pampulha vai durar três meses e prevê a contratação de catamarãs com capacidade para 30 pessoas sentadas, com garantia de visibilidade para a paisagem. As embarcações operarão de quinta–feira a domingo, com três saídas entre 8h e 17h. Os ingressos serão disponibilizados em um site próprio.

Os passeios terão duração mínima de 1h, incluindo embarque, desembarque e navegação. O percurso permitirá a contemplação de todos os monumentos do Conjunto Moderno da Pampulha sua paisagem cultural, acompanhado por um guia turístico que apresentará um conteúdo histórico, cultural e ambiental. Haverá banheiro e água disponíveis.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Câmara de BH abre processo de cassação contra Lucas Ganem

#FicaDica BH: vejas os bares com comanda individual para quem não quer fazer conta neste fim de ano

Seis das nove regiões de BH estão sob alerta de risco geológico forte

Chove extremamente forte em Belo Horizonte nesta quinta-feira

Carro bate em poste e motorista fica desacordada na Avenida Dom Pedro II, em BH

Defesa Civil de BH emite alerta para pancadas de chuva e ventos de até 50 km/h

Últimas notícias

LDO 2026: Congresso aprova diretrizes orçamentárias com calendário de emendas e superávit

Atlético leva três gols no primeiro tempo e é eliminado pelo São Paulo na Copa do Brasil Sub-20

CNH: carros automáticos e toxicológico entram nas novas regras de habilitação

EUA orientam saída imediata de cidadãos americanos da Venezuela

Gilmar nega pedido da AGU para reconsiderar decisão sobre impeachment

STF forma maioria para condenar cinco PMs do DF a 16 anos pelo 8/1 

Quando a transição energética bate à porta, pede inteligência, não medo

Em alinhamento com a COP30, Ministério da Saúde lança plano de R$ 9,8 BI para adaptar o SUS às mudanças climáticas

PIB desacelera e avança 0,1% no 3º trimestre, segundo IBGE