O Atlético viajou ao Equador, onde enfrenta o Independiente del Valle nesta terça-feira (21/10), pela partida de ida da semifinal da Copa Sul-Americana. Uma vitória fora de casa deixaria o Galo mais próximo da classificação para a final, mas os dados históricos tornam o cenário mais complicado para o alvinegro.
Em primeiro lugar, o Atlético nunca venceu uma partida em solo equatoriano. Foram cinco jogos disputados no país, com três empates e duas derrotas. Dois desses confrontos foram contra o Del Valle, com uma vitória e um empate para a equipe equatoriana. Um empate contra o Emelec, em 2022, uma derrota para a LDU, em 1997, e outra para o El Nacional, em 1992, completam o histórico negativo do Galo no Equador.
Clique aqui e assista na íntegra.
Além da ausência de vitórias do Atlético no país, há também a escassez de derrotas do Del Valle jogando em casa contra equipes brasileiras. Ao longo de sua história, apenas dois clubes do Brasil venceram o “Matador de Gigantes” em território equatoriano: o Palmeiras, duas vezes, e o Red Bull Bragantino. São 13 partidas contra brasileiros como mandante (incluindo as duas diante do Atlético), com sete vitórias, três empates e três derrotas.
Atlético e Independiente del Valle se enfrentam às 21h30 desta terça-feira (21/10).