PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Tá difícil respirar: estudo da UFMG alerta para níveis de poluição acima do recomendado pela OMS, em BH

Siga no

Durante o inverno, todas as vias analisadas apresentaram índices de poluentes acima do limite de 45 microgramas (µg/m³) por metro cúbico(Foto: Reprodução)

Compartilhar matéria

Respirar em Belo Horizonte pode ser mais perigoso do que parece. Um estudo desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Geografia do Instituto de Geociências (IGC) da UFMG revelou que a qualidade do ar na capital mineira está fora dos padrões estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Durante o inverno, todas as vias analisadas apresentaram índices de poluentes acima do limite de 45 microgramas (µg/m³) por metro cúbico.

A rua Padre Eustáquio, na região Noroeste, foi a mais crítica, com concentração média de 78 µg/m³. Avenidas também registraram valores elevados: Amazonas (65 µg/m³), Nossa Senhora do Carmo (69 µg/m³), Silva Lobo (69 µg/m³), Barão Homem de Melo (69 µg/m³), Antônio Carlos (69 µg/m³) e Anel Rodoviário (57 µg/m³).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo o climatologista Alceu Raposo Júnior, autor do estudo, a poluição não se concentra apenas nas grandes vias, mas também em ruas menores e mais densas. À Rede 98, o pesquisador explicou que o problema vai além do volume de carros.

“Outras questões urbanas, como o adensamento e a baixa velocidade do tráfego, influenciam diretamente a concentração de poluentes”, afirma. No caso da rua Padre Eustáquio, por exemplo, onde a circulação é lenta e as edificações são próximas umas das outras, há maior dificuldade na dispersão da poluição.

Em contrapartida, a avenida Antônio Carlos apresentou índices menores. “A requalificação urbana feita para a Copa do Mundo ampliou as faixas e melhorou a circulação dos ventos, o que contribuiu para uma melhor qualidade do ar”, explica o climatologista. Vias largas e bem ventiladas, segundo ele, favorecem a dispersão dos gases e partículas emitidos pelos automóveis.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Metodologia

Para o mapeamento, foi utilizada uma estação automática e móvel de qualidade do ar capaz de registrar dados durante o deslocamento em carro. “A estação tem uma ‘bombinha’ que puxa o ar para dentro do sistema. Lá dentro, há uma câmera óptica, a laser, e à medida que o ar atmosférico puxado passa por essa leitura a laser, o equipamento consegue contar o número de partículas e registrar o valor”, explica Júnior.

“Essa tecnologia permitiu medições rápidas e seguras em várias vias da cidade, com grande abrangência territorial”, complementa Raposo Júnior.

Pontos de atenção

O climatologista alerta que a poluição atmosférica representa um risco grave à saúde pública. “No Brasil, cerca de 500 mil pessoas morrem por ano em decorrência da poluição do ar. No mundo, são aproximadamente 7 milhões de mortes, segundo a OMS”, afirma. As principais doenças associadas são cardiovasculares, neurológicas, respiratórias e inflamatórias, afetando especialmente crianças e idosos.

O estudo também aponta que a situação se agrava no inverno, quando há menor capacidade de dispersão dos poluentes. “Nesta estação, Belo Horizonte é recoberta por bolsões de poluição, em razão da baixa eficiência da atmosfera em retirar esses poluentes”, conclui Raposo Júnior.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com informações de Cedecom UFMG

Compartilhar matéria

Siga no

Thiago Cândido

Jornalista pela UFMG. Repórter na 98 desde 2025. Participou de reportagem vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Cruzeiro x Corinthians: fique atento às mudanças no trânsito no entorno do Mineirão

BH lança projeto ‘Viver de Novo’ e quer reservar vagas em obras para pessoas em situação de rua

Tarifa Zero aos domingos em BH: especialista da UFMG alerta para ampliação da frota de ônibus

Bares de BH vão dar chope a quem estiver em busca do ‘shape de verão’

Papai Noel troca trenó por mergulho no Aquário de BH neste domingo

Fernão Dias terá aumento de pedágio para viabilizar pacote de investimentos de até R$ 15 bilhões

Últimas notícias

Jardim vê Cruzeiro ‘abaixo’ contra o Corinthians mas destaca ‘trunfo’ para avançar na Copa do Brasil

Cruzeiro perde para o Corinthians na partida de ida da semifinal da Copa do Brasil

Câmara suspende Glauber Braga por seis meses e encerra processo de cassação

Senado aprova Projeto Antifacção com novas regras contra o crime organizado

Setor produtivo vê impasse fiscal como travas para queda da Selic e retomada da economia

Motta notifica Eduardo Bolsonaro sobre processo de perda do mandato

Defesa pede autorização para Bolsonaro deixar prisão e fazer cirurgia

Shein inaugura loja pop-up em BH com 12 mil peças e preços a partir de R$ 14,90

Comissão da Câmara denuncia execuções em operação policial no Rio