Imagine descobrir que seu filho tem habilidades para a carreira esportiva ou a matemática? A bióloga Fernanda Soardi, assessora em genética e genômica do grupo Dasa, que engloba o São Marcos Saúde e Medicina Diagnóstica, conta que hoje o teste genético pode revelar as respostas da criança para diferentes tipos de exercícios. Pode indicar, também, se a criança tem propensão ao índice de massa corporal, o IMC, alto ou baixo.
Essas informações, explica Fernanda Soardi, podem ser úteis para um profissional de educação física ou ortopedista, por exemplo. E até mesmo ajudar os pais a definirem, junto com a criança, uma atividade física que potencialize as características dela. Ah, o teste genético pode ser feito desde a gestação. Isso vai depender do motivo do exame.
Se você tem dúvida sobre quais testes genéticos são interessantes para seu filho, converse com o médico pediatra ou geneticista. E apresente o histórico familiar da criança, que pode ajudar a definir o tipo de investigação e quando ela deve ser feita.
Quer informações que importam para sua saúde? Acompanhe o Papo no Consultório nas plataformas da 98 News e no Instagram @paponoconsultorio. Até a próxima!