PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Governo Lula envia projeto de lei para criar 2 novas universidades federais; veja quais são

Siga no

Instituições terão sedes em Brasília (Divulgação/Agência Brasil)

Compartilhar matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ao Congresso Nacional nesta quinta-feira, 27, projetos de lei de criação da Universidade Federal do Esporte e da Universidade Federal Indígena. As duas instituições terão suas sedes em Brasília, mas com atuações em outras regiões. A previsão é de que as unidades entrem em funcionamento em 2027.

A definição dos cursos, nas duas universidades, virá apenas após a aprovação dos projetos de lei no Congresso Nacional. O plano prevê que a Universidade Federal do Esporte tenha centros de excelência nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul, além da sede no Distrito Federal.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A previsão é de que a instituição ofereça cursos como de técnico de futebol e de gestão do esporte com 3.000 vagas disponíveis e cursos de quatro semestres. Haverá também parceria com a Universidade Aberta do Brasil, para cursos à distância.

Já a Universidade Federal Indígena deverá ter cursos como gestão ambiental e territorial, gestão de políticas públicas, sustentabilidade socioambiental e promoção das línguas indígenas.

Com a oferta inicial de 10 cursos, a previsão é de oferecer até 48 cursos de graduação e atender aproximadamente 2,8 mil estudantes indígenas nos primeiros quatro anos de implantação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em discurso durante a cerimônia em que assinou a mensagem de envio dos dois projetos de lei ao Congresso, Lula defendeu as ações voltadas aos atletas e aos povos indígenas. Disse que, em relação aos povos originários, que a universidade “é necessária para dar um direito que nunca deveria ter sido tirado”. Também defendeu o papel do Estado no apoio a atletas e aos povos originários.

“O que a gente vai fazer é dar condições científicas e técnicas para aperfeiçoar aquilo que a pessoa já tem. A pessoa nasce com aquele dom, o que precisa é ter chance. Tem atleta que não tem um tênis para correr, que não tem as calorias e proteínas necessárias para se alimentar. Essas pessoas terão muito menos chance de ser um atleta de alto rendimento. E de quem é o papel? É do Estado”, disse Lula.

Com informações de Agência Brasil

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

VÍDEO: PRF encontra quase 200 celulares escondidos em compartimentos secretos de caminhão no Paraná

ChatGPT aciona FBI e pai é preso após planejar morte do próprio filho no Brasil; entenda

Banco Central decreta liquidação da Sefer Investimentos, investigada por suposta ligação com o Banco Master

Governo vai exigir alertas sobre riscos em propagandas de bets durante transmissões da Copa

Advogado que concordou com condenção de cliente é encontrado morto em Florianópolis

Após passar mal durante cobertura da Copa, Alex Escobar deixa os Estados Unidos para cuidar da saúde

Últimas notícias

Copa do Mundo 2026: veja os confrontos já definidos dos 16 avos de final

Anvisa proíbe plataforma Voy, que indicava canetas emagrecedoras online

Jovens procuram por formação técnica e oportunidades no mercado

Novo teto do MEI ficará entre R$ 130 mil e R$ 140 mil, afirma ministro

Mortos em terremotos na Venezuela chegam a 589; Brasil envia missão humanitária

‘Temos uma seleção brasileira atuando pela vida’, diz tenente dos bombeiros de MG sobre missão na Venezuela

A comida favorita dos maiores craques do mundo; veja o que eles comem

Jogadores do Uruguai se revoltam contra Bielsa antes de decisão na Copa, diz rádio local

MPF recomenda que PF e PRF garantam livre circulação de eleitores em 2026