PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Conheça a prisão ‘infernal’ em Nova York onde estão detidos Maduro e outros famosos

Siga no

Presídio é conhecido por péssimas condições (Reprodução/Federal Bureau of Prisions/USA)

Compartilhar matéria

Depois de ser capturado por forças dos Estados Unidos, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e a esposa dele, Cilia Flores, foram enviados para um presídio na cidade de Nova York. O ditador venezuelano é acusado pelos EUA de narcoterrorismo e outros crimes. O Metropolitan Detention Center (MDC), no Brooklyn, é conhecido pelas péssimas condições de funcionamento e por abrigar outros presos famosos.

Entre os nomes conhecidos que estão presos no MDC, está o rapper e produtor musical Sean Combs, conhecido como P. Diddy, acusado de tráfico sexual. Outro exemplo é Luigi Mangione, que aguarda julgamento pelo assassinato do CEO da UnitedHealthcare, Brian Thompson.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ghislaine Maxwell, ex-namorada de Jeffrey Epstein presa por participar do esquema de exploração sexual do financista, passou pelo MDC antes de ser transferida para outra unidade. Outro famoso que esteve preso no local é o cantor R. Kelly, condenado a 30 anos de prisão por pornografia infantil e extorsão. Ele foi transferido para a Carolina do Norte.

O ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marin é mais um nome conhecido que foi detido no MDC antes de começar a cumprir pena por corrupção. Também esteve por lá Samuel Bankman-Fried, apelidado de “rei das criptomoedas”, condenado por acusações de fraude e conspiração envolvendo as empresas FTX e Alameda Research.

Presídio é conhecido por péssimas condições

De acordo com o MDC, a unidade abriga 1.336 detentos. A população carcerária do local tem diminuído ao longo dos anos. Em 2024, o Departamento de Prisões dos EUA anunciou que suspenderia temporariamente o envio de detentos para o local.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Naquele ano, diferentes juízes se recusaram a enviar presos para a unidade por causa das péssimas condições de funcionamento. Ao menos dois detentos haviam sido mortos no MDC. Na ocasião, o advogado de um dos mortos chamou a prisão de “inferno na terra”, por ter permitido uma morte que era evitável.

Um dos juízes que se recusou a enviar um condenado para a prisão afirmou em sua justificativa que as mortes recentes no local demonstravam “um ambiente de ilegalidade” e “uma má gestão inaceitável, repreensível e mortal”.

Em 2019, um apagão de energia na unidade durante o inverno durou uma semana. Nesse período, os presos ficaram em celas congelantes, sem aquecimento. Uma investigação do jornal The New York Times sobre o caso mostrou que aquele era apenas mais um episódio de negligência e brutalidade no MDC.

De acordo com a reportagem, a cadeia era uma das piores do sistema federal dos Estados Unidos. Ao longo dos anos, foram registrados diferentes casos de presos que foram espancados, estuprados ou mantidos sob condições desumanas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Um ex-funcionário do MDC disse ao jornal que a cadeira era uma “das mais problemáticas, senão a mais problemática, do sistema federal de prisões”.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Mundo

Agrotóxicos estão mais nocivos em todo o mundo, aponta estudo

Macaquinho viraliza ao ‘adotar’ bichinho de pelúcia após ser rejeitado pela mãe

Trump anuncia aumento das tarifas globais dos EUA de 10% para 15% após revés na Suprema Corte

Brasil e Índia fazem parceria para produção de medicamentos

Alckmin: decisão judicial dos EUA foi importante ao Brasil e pode aumentar parceria comercial

Vorcaro confirma que não irá depor na CPMI do INSS

Últimas notícias

O que o Cruzeiro precisa para se classificar para a final do Campeonato Mineiro? 

Nenhuma aposta acerta a Mega-Sena e prêmio vai a R$ 116 milhões

Mais Médicos Especialistas: inscrições terminam neste domingo

Após estreia com gol, Bruno Rodrigues admite não estar 100% e manda recado à torcida do Cruzeiro

Piloto de lancha envolvida em acidente não tinha habilitação; ele e outras cinco pessoas morreram

Lucas Silva revela ‘dica’ de Tite para marcar golaço em Cruzeiro x Pouso Alegre

Acidente com lancha deixa seis mortos na divisa de Minas com SP

Homem morre durante rapel após cabeça d’água na Serra do Cipó

‘Supremacia’ e ‘cara de Cruzeiro’: Tite exalta vitória sobre o Pouso Alegre