Em entrevista ao Bom Dia Ministro nesta quarta-feira (07/01), Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, defendeu da revisão das jornadas de trabalho no Brasil. Para Marinho, o calendário eleitoral de 2026 não é um obstáculo, mas sim uma ‘oportunidade’ para avançar com o fim da escala 6×1.
Marinho defendeu que a transição para modelos mais equilibrados, como a escala 5×2, é a realidade que o momento exige. Ele rebateu críticas de que a mudança poderia desestabilizar a economia, garantindo que o país tem maturidade para eliminar a folga única semanal.
Saúde e produtividade
Durante a conversa, Marinho destacou que o modelo atual de seis dias de trabalho para um de descanso é um dos principais fatores para o aumento de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. Defendeu que a modernização das relações trabalhistas é essencial para um país que deseja ser ‘grande e moderno’.
A proposta agora segue para discussões mais amplas no Congresso e com centrais sindicais, visando encontrar o equilíbrio entre a qualidade de vida do trabalhador e a manutenção do crescimento econômico.
