A 76ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, a Berlinale, terá presença brasileira em diferentes mostras da programação. Ao todo, seis produções do país foram selecionadas para exibições fora da competição oficial pelo Urso de Ouro, mas em espaços considerados estratégicos dentro do festival. Entre elas o longa produzido pela Filmes de Plástico, cineasta mineiro André Novais Oliveira. Este será o quarto filme do diretor exibido em grandes eventos internacionais.
Na mostra Generation, dedicada a obras com protagonismo infantojuvenil, entram Feito Pipa, dirigido por Allan Deberton e estrelado por Lázaro Ramos, e Quatro Meninas, longa de estreia de Karen Suzane. Também integram a seleção a animação Papaya, de Priscilla Kellen, e o documentário A Fabulosa Máquina do Tempo, de Eliza Capai, já anunciados anteriormente pela organização do evento.
Já a mostra Panorama contará com Isabel, filme de Gabe Klinger protagonizado por Marina Person, e Se eu fosse vivo, além do filme de mineiro.
O Festival de Berlim acontece entre 12 e 22 de fevereiro. No ano passado, o Brasil teve destaque com O Último Azul, de Gabriel Mascaro, vencedor do Urso de Prata – Grande Prêmio do Júri.
Se eu fosse vivo… vivia
Entre os selecionados, Se eu fosse vivo… vivia chama atenção por consolidar a trajetória de André Novais Oliveira e da Filmes de Plástico, produtora mineira reconhecida por retratar o cotidiano e as relações afetivas a partir de uma perspectiva intimista. O filme acompanha Gilberto e Jacira, um casal que promete permanecer junto “na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, até que a morte os separe”, e conta com a participação de Conceição Evaristo.
