PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Von der Leyen: Acordo irá criar empregos, oportunidades e prosperidade em ambos os lados

Siga no

A declaração ocorreu durante a cerimônia de assinatura do acordo entre Mercosul e União Europeia, que cria a maior área de livre-comércio do mundo (Foto: Flickr/Lula).

Compartilhar matéria

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, afirmou neste sábado, 17, que o momento de assinatura do acordo entre Mercosul e União Europeia “não é somente sobre aproximar países, mas sobre conectar continentes”. Von der Leyen destacou que o acordo cria a maior zona de livre comércio do mundo, representando 20% do PIB global.

Segundo ela, o acordo passa a mensagem de uma “escolha clara”: “comércio justo em vez de tarifas, produtiva parceria de longo prazo em vez de isolamento e intenção de entregar benefícios reais e tangíveis para nosso povo e negócios”. Von der Leyen frisou que o momento “pertence a todas as nações do Mercosul”, agradeceu nominalmente países e destacou que como o acordo vai criar empregos, oportunidades e prosperidade em ambos os lados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A presidente da Comissão Europeia também citou a “importância geopolítica” do acordo, frisando que cria-se uma plataforma para que os países trabalhem sobre uma série de problemas globais, como a proteção do meio ambiente, destravar a competitividade e discutir a reforma de instituições globais. “Vamos juntar forças como nunca antes”, ponderou.

A declaração ocorreu durante a cerimônia de assinatura do acordo entre Mercosul e União Europeia, que cria a maior área de livre-comércio do mundo. Juntos, Mercosul e União Europeia reúnem cerca de 720 milhões de pessoas e Produto Interno Bruto de aproximadamente US$ 22 trilhões. O evento é realizado em Assunção, no Paraguai.

A cerimônia tem início com discurso dos chefes das delegações dos países membros do Mercosul e da União Europeia. Em seguida, o acordo será assinado pelos ministros das Relações Exteriores dos países envolvidos e depois haverá a foto oficial.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na véspera da cerimônia, nesta sexta, 16, Ursula von der Leyen esteve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Rio de Janeiro. Na ocasião, ela exaltou o resultado de mais de duas décadas de negociações, mas pontuou que esse é apenas o início de uma ampla agenda de trabalho. Também destacou o papel de Lula para o avanço do pacto.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de 98

FGC inicia pagamento de CDB’S a credores do Banco Master

Mercosul e União Europeia assinam acordo comercial neste sábado

Trump ameaça impor tarifas a países que não apoiem posição dos EUA sobre a Groenlândia

Toffoli prorroga investigação sobre fraudes no Master por 60 dias

Senadores e deputados pedem suspeição de Toffoli por elo de irmãos com cunhado de Vorcaro

Lula, sobre acordo Mercosul-UE: Brasil não se limitará a papel de exportador de commodities

Últimas notícias

Carreta com milho tomba no Anel Rodoviário e interdita trânsito no sentido Vitória

Atlético enfrenta o Tombense com estreia de titulares e de reforços; saiba onde assistir

Há 5 anos, Brasil aplicava primeiras doses de vacina contra a covid-19

Sábado deve ter chuva moderada e rajadas de vento em BH

VÍDEO: ‘Depois do Pesadelo’, Café Cultura Bar reabre repaginado em BH

Com titulares de volta, Cruzeiro enfrenta o Uberlândia no Mineirão; saiba onde assistir

Fiocruz conduzirá estudo com injeção contra HIV em sete cidades

Atlético anuncia a contratação de Angelo Preciado

Quase metade dos brasileiros não tem reserva de emergência