PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Mineradora suspende operações nas unidades de Fábrica e Viga, em Congonhas

Siga no

A mineradora informou ainda que irá se manifestar dentro dos prazos legais sobre as exigências feitas pela prefeitura (Redes sociais)

Compartilhar matéria

A Prefeitura de Congonhas, na Região Central de Minas Gerais, suspendeu os alvarás de funcionamento das unidades de Fábrica e Viga, operadas pela mineradora Vale. A informação foi confirmada pela própria empresa na noite desta segunda-feira (26/1), após o recebimento de um ofício do município que também determina a adoção de ações emergenciais de controle, monitoramento e mitigação ambiental.

Segundo a Vale, as operações nas duas unidades já foram paralisadas. A mineradora informou ainda que irá se manifestar dentro dos prazos legais sobre as exigências feitas pela prefeitura, colaborando integralmente com as autoridades e prestando todos os esclarecimentos necessários.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em nota, a empresa reafirmou o compromisso com a segurança das pessoas e de suas operações. A Vale destacou que as barragens na região seguem com “condições de estabilidade” e “segurança inalteradas”, sendo monitoradas 24 horas por dia, sete dias por semana.

Por fim, a mineradora afirmou que seus guidances permanecem inalterados, conforme divulgado no Formulário de Referência, apesar da suspensão das atividades nas unidades afetadas.

Extravasamento

A Vale informou no domingo (25/1) que houve extravasamento de água com sedimentos de uma cava da mina de Fábrica. A CSN, por sua vez, informou, também em nota, que a ocorrência provocou alagamento de áreas na unidade Pires, em Ouro Preto, de propriedade da CSN Mineração.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Nota da Vale na íntegra

Em continuidade aos comunicados ao mercado realizados hoje, a Vale informa que recebeu ofício da Prefeitura Municipal de Congonhas, por meio do qual foram determinadas a suspensão de alvarás de funcionamento das atividades da Vale atreladas às referidas permissões nas unidades de Fábrica e Viga, bem como a adoção de medidas emergenciais de controle, monitoramento e mitigação ambiental pela Companhia.

A Vale reitera seu compromisso com a segurança das pessoas e de suas operações, esclarecendo que suas barragens na região seguem com condições de estabilidade e segurança inalteradas, sendo monitoradas 24 horas por dia, 7 dias por semana.

A Companhia suspendeu operações nas unidades mencionadas e irá se manifestar tempestivamente sobre as ações demandadas, colaborando integralmente com as autoridades competentes e prestando todos os esclarecimentos necessários. A Companhia reforça que seus guidances seguem inalterados, conforme divulgados no Formulário de Referência da Companhia”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

Cemig alerta consumidores sobre golpes com falsas contas de luz após mudança no modelo da fatura

ANM descarta ruptura em estruturas de mineração em Congonhas e Ouro Preto e diz que ocorrências não atingiram barragens

Ministério das Minas e Energia determina investigação de transbordamento de dique em Ouro Preto

Brasil lidera ranking mundial de mortes trans e travestis; Minas e Ceará são os estados com mais vítimas

Adélia Prado é internada em CTI após sofrer queda em casa

Transbordamento em mina de Ouro Preto chega a córrego de Congonhas e eleva turbidez da água

Últimas notícias

Paquetá no Flamengo deve superar recorde do Cruzeiro; veja ranking das maiores transferências

Calvin Harris estreia em trio elétrico no pré-carnaval de São Paulo com show gratuito

Baliza deixa de ser obrigatória na prova da CNH em quatro estados

TRT-MG define data e inicia processo de devolução de prédio histórico da UFMG à União

Brumadinho: Corte alemã marca audiências em ação contra TÜV SÜD AG

Cruzeiro acerta bases para vender lateral-esquerdo ao Borussia Dortmund

Ambulantes miram lucro de 177% no Carnaval de BH

VÍDEO: Torcedor do Atlético encontra com Sampaoli e faz pedido ‘inusitado’ 

Atlético fará carreata do Instituto Galo antes de partida contra o Pouso Alegre; entenda