PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Casal que oferecia credenciais de carnaval para ambulantes nas redes sociais é levado para delegacia

Siga no

(Foto: João Victor Bedran/ Rede 98).

Compartilhar matéria

A Polícia Civil de Minas Gerais investiga a venda irregular e possível falsificação de credenciais de ambulantes cadastrados para atuar no Carnaval de Belo Horizonte, após denúncia da Rede 98. O assunto foi tema de uma coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (4/2), com participação da Polícia Civil, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Segurança e Belotur. As autoridades reforçaram que a fiscalização será intensificada e que haverá punição para quem tentar usar ou comercializar credenciais de forma irregular.

O delegado Flávio Grossi, responsável pela investigação, informou que foi cumprido mandado de busca e apreensão em uma residência no bairro Havaí, na Região Oeste da capital. No local, foram localizadas duas credenciais que estavam sendo anunciadas à venda nas redes sociais. Dois suspeitos foram conduzidos para prestar depoimento e os documentos foram apreendidos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo Grossi, os investigados afirmaram que as credenciais seriam deles, mas o caso ainda será apurado. “Aparentemente as credenciais são deles, mas há uma cadeia investigativa que deve ser respeitada”, afirmou. A Belotur foi oficiada para confirmar se os documentos foram realmente emitidos pela prefeitura e, se necessário, o material será encaminhado para perícia.

O secretário municipal de Segurança, Márcio Lobato, afirmou que a investigação avançou rapidamente porque os suspeitos anunciaram o material nas redes sociais. “Essa foi talvez a falha deles”, declarou. Segundo ele, a prefeitura vai agir com rigor e garantiu que os envolvidos serão excluídos de futuras permissões. “Eles estão eliminados de qualquer tipo de credenciamento”, afirmou, incluindo quem vende e quem eventualmente tenta comprar.

Para Eduardo Cruvinel, presidente da Belotur, o caso não indica fragilidade na organização do Carnaval. “Pelo contrário, demonstra uma atuação conjunta e integrada”, afirmou. Ele ressaltou que a resposta imediata reforça a segurança do evento. “À medida que apareceu uma pequena coisa, logo de cara já foi tomada a providência”, completou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Cruvinel também ressaltou o papel dos ambulantes para o funcionamento da festa e disse que houve planejamento para ampliar e organizar o credenciamento neste ano. Segundo ele, foram disponibilizadas 14 mil vagas, com cadastro totalmente online e retirada das credenciais no Expominas, onde os trabalhadores passaram por orientações e treinamento. Ao todo, 11.258 credenciais foram retiradas, o que representa aumento de 12% em relação a 2025.

O comandante da Guarda Municipal, Júlio César de Freitas, reforçou que a fiscalização será intensificada nas ruas durante o Carnaval, com agentes verificando credenciais e documentos de identificação dos ambulantes. “A guarda vai se dedicar de maneira exclusiva fazendo essa abordagem a cada ambulante”, afirmou. Ele destacou ainda que o trabalho contará com acesso direto ao banco de dados da Belotur.

Segundo Freitas, a Guarda Municipal atuará com efetivo máximo durante todo o período, com 2.488 agentes mobilizados, sem férias ou folgas, e mais de mil profissionais nas ruas diariamente. O comandante também citou o reforço recente de 500 novos agentes e ressaltou a atuação integrada com Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. A orientação aos ambulantes é manter a credencial visível e respeitar regras como a proibição de venda de garrafas de vidro. Caso haja irregularidade, a punição será imediata. “A orientação é recolher essa credencial, suspender o credenciamento e ele vai perder o direito de estar trabalhando no carnaval”, afirmou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Kellen Lanna

Jornalista graduada pela UFSJ. Supervisora de distribuição na 98 FM/ 98 News.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de 98

Em apenas quatro dias, regiões de BH registram mais da metade da chuva esperada para fevereiro

Três linhas de ônibus terão itinerários alterados nas regionais Norte, Nordeste e Venda Nova

Minas Gerais confirma a primeira morte em decorrência da dengue em 2026

BH libera faixas exclusivas e pistas do Move para táxis em grandes avenidas

Polícia Federal investiga suposta de compra de votos nas eleições de 2024 em Vespasiano

Volta às aulas: BHTrans reforça medidas educativas de trânsito nesta quarta-feira

Últimas notícias

Walace está nos planos do Cruzeiro? Dirigente fala sobre futuro do jogador

Dirigente do Cruzeiro abre o jogo sobre venda de Baptistella: ‘o único caminho’ 

Parque Estadual do Itacolomi é reaberto ao público com novidades na visitação

Bragantino x Atlético: acompanhe ao vivo na Rede 98!

Veja os blocos do Carnaval de BH de domingo, 15 de fevereiro

Quem ganha com o ‘piti’ em Araçuaí?

Cruzeiro encara o Coritiba buscando primeira vitória no Brasileiro; saiba onde assistir

Veja os blocos do Carnaval de BH da segunda-feira (16 de fevereiro)

Veja os blocos do Carnaval de BH da quarta-feira (18/2)