"
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Governo de MG se solidariza com vítimas das chuvas na Zona da Mata

Siga no

Compartilhar matéria

O governo de Minas Gerais se manifestou sobre a tragédia causada pelas chuvas na Zona da Mata mineira, em que cinco pessoas morreram. Em nota oficial, o governo prestou solidariedade às famílias e amigos das vítimas e reiterou o compromisso em ações de prevenção de desastres em todo o estado.

Leia a nota na íntegra:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Governo de Minas manifesta solidariedade aos familiares e amigos das cinco pessoas que morreram na madrugada desta terça-feira (10/02), vítimas do desabamento de residências na Zona da Mata, atingidas por movimentos de massa decorrentes das fortes chuvas que afetaram a região.

Em Eugenópolis, o encharcamento do solo provocou o desabamento de uma residência na Comunidade do Prata, resultando na morte de quatro pessoas. Em Muriaé, outra edificação cedeu e causou o óbito de um homem. As autoridades atuam nos procedimentos de reconhecimento das vítimas.

As ocorrências foram prontamente atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), que atuou nas buscas nos escombros com apoio das Forças de Segurança. Equipes da Defesa Civil Estadual seguem nos municípios em suporte às Defesas Civis Municipais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Governo de Minas reitera seu compromisso tanto no atendimento às ocorrências quanto na execução de ações estruturantes de prevenção de desastres nos 853 municípios mineiros, conforme o Plano Estadual de Enfrentamento ao Período Chuvoso, com foco na redução de riscos e na ampliação da proteção à população.

O Estado opera em nível de situação de perigo — nível operacional vermelho — adotado quando há possibilidade de eventos de maior severidade e desastres de grande impacto, com monitoramento permanente das condições climáticas e envio de alertas à população.

A população deve acionar o CBMMG (193) e a Defesa Civil Municipal (199), com apoio da Defesa Civil Estadual, ao identificar sinais de risco, como alterações estruturais ou trincas em residências.

Eugenópolis

Um rompimento de açude provocou o desabamento de uma residência e resultou na morte de quatro pessoas no município de Eugenópolis, na Zona da Mata mineira.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As vítimas são integrantes da mesma família: pai, mãe e dois filhos. O acidente mobilizou equipes de resgate e autoridades desde as primeiras horas após a ocorrência.

Segundo os bombeiros, os corpos das vítimas já foram localizados e permanecem no local, aguardando a liberação da perícia da Polícia Civil. As circunstâncias do rompimento e as causas do desabamento ainda serão apuradas.

Muriaré

Um homem morreu soterrado após um deslizamento de terra atingir uma pequena residência na noite dessa segunda-feira (9/2), em Muriaé, na Zona da Mata mineira.

O caso ocorreu na Vila Conceição, durante um período de chuva intensa que se estendeu até a madrugada desta terça-feira (10/2).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com a Defesa Civil, foram registrados 92 milímetros de chuva em aproximadamente três horas. O grande volume de água provocou um movimento de massa que atingiu o imóvel, utilizado, segundo moradores da região, por um homem para dormir.

Compartilhar matéria

Siga no

Wagner Vidal

Jornalista com 25 anos de atuação no mercado. No telejornalismo desenvolveu as funções de repórter, apresentador, editor de textos e roteirista. Acumula também experiência em Assessoria de Comunicação governamental, com gestão de pessoas e gerenciamento de crises. Atualmente é coordenador de conteúdo multimídia na Rede 98.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Procon-MG multa Sympla em R$ 210 mil por reter taxa após desistência de compra de ingressos

Minas Gerais estreia no SXSW, maior evento de inovação e tecnologia do mundo

Indústria mineira cresce acima da média nacional em 2025, apesar de queda em dezembro

Quatro pessoas da mesma família morrem após rompimento de açude em Minas Gerais

Creche para todos: mutirão de vagas em creches de 12 cidades tem inscrições abertas; veja a lista

Morte de homem em deslizamento na Zona da Mata é a sexta do período chuvoso em Minas Gerais

Últimas notícias

STM dá dez dias para Bolsonaro entregar defesa contra perda de patente

PF apreendeu ao menos R$ 9,5 bilhões do crime organizado em 2025

Atlético quebra o silêncio sobre Lomónaco e nega proposta de compra

Paulo Bracks confirma que volante ‘está chegando’ ao Atlético

Janeiro de 2026 foi o 5º mais quente da história, aponta observatório europeu

Carnaval BH 2026: festas privadas viram refúgio para quem busca conforto e segurança

Com mais de 600 blocos, Carnaval de BH movimenta economia e atrai turistas

Sampaoli deve repetir ‘time do Brasileiro’ em Atlético x Remo; veja provável escalação 

Mesmo precisando vencer, Tite deve poupar algumas peças contra o Mirassol; veja provável escalação