A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (10) o projeto de lei que cria a Universidade Federal do Esporte (UFEsporte), com sede em Brasília, voltada à ciência do esporte. A proposta, apresentada pelo governo federal no fim de 2025, será enviada ao Senado e permite a abertura futura de campi em outros estados.
O texto aprovado em plenário é um substitutivo do relator, deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), que retirou termos como misoginia, racismo e gênero do trecho sobre finalidades ligadas ao enfrentamento dessas questões no esporte. O projeto prevê que a universidade terá estatuto próprio, com integração entre ensino, pesquisa e extensão, além de mecanismos de inclusão e cotas e possibilidade de formas alternativas de ingresso.
Segundo o relator, a criação da instituição busca suprir a falta de profissionais nas áreas de gestão esportiva, ciência do esporte e políticas públicas. A UFEsporte poderá receber bens e recursos da União, firmar convênios e ter parte da receita de apostas direcionada pelo Ministério do Esporte.
Durante a votação, parlamentares do governo defenderam a proposta como demanda antiga do setor, enquanto integrantes da oposição criticaram a medida por falta de previsão orçamentária.
