Belo Horizonte encerra nesta terça-feira (17/2), a programação oficial do Carnaval com esquema especial de trânsito mantido até a noite. Interdições em regiões estratégicas e reforço no transporte visam garantir segurança e fluidez no deslocamento de foliões e moradores.
No último dia de folia, a Prefeitura de Belo Horizonte mantém o plano especial de mobilidade implantado desde sábado (14/2). As principais alterações seguem até as 23h desta terça-feira (17), com bloqueios em áreas de grande concentração de blocos, como Hipercentro, Savassi, Santa Tereza, Pampulha e Avenida dos Andradas.
Interdições seguem até a noite
Na Área Central e na Savassi, as vias permanecem fechadas desde as 10h de sábado e continuam com restrições até as 23h desta terça.
Na Avenida Brasil, e nos bairros Floresta e Barro Preto, os bloqueios ocorrem diariamente das 6h às 23h.
No Santa Tereza, tradicional reduto de blocos de rua, as interdições são diárias a partir das 9h e seguem até a dispersão dos cortejos.
Na região da Pampulha, no entorno do Mineirão, os bloqueios são dinâmicos: começam duas horas antes dos desfiles e são liberados duas horas após o encerramento.
Já a Avenida dos Andradas permanece totalmente fechada até o fim oficial do Carnaval.
Acesso à área hospitalar
Mesmo com as restrições, o acesso à área hospitalar da capital está assegurado pelas avenidas do Contorno, Francisco Sales e Augusto de Lima, garantindo circulação para ambulâncias, pacientes e profissionais de saúde.
Reforço no transporte e táxis
Para facilitar o deslocamento no último dia de festa, foram implantados 20 pontos provisórios de táxi no entorno das áreas de desfiles:
- 16 na Área Central
- 2 em Santa Tereza
- 2 na Pampulha
Os locais estão sinalizados com faixas indicando embarque e desembarque. Outra medida que beneficia motoristas é a gratuidade do estacionamento rotativo durante todo o Carnaval.
Com grande circulação de pessoas e mudanças viárias em diferentes regiões, a recomendação é que motoristas planejem os deslocamentos, utilizem rotas alternativas e priorizem o transporte público ou por aplicativo.
As informações detalhadas sobre o esquema de mobilidade estão disponíveis no portal oficial da Prefeitura.
