Marcelo Pretto, um dos integrantes do Barbatuques, está internado em estado gravíssimo devido a complicações decorrentes de diabetes avançada. A informação foi divulgada pelo próprio grupo nas redes sociais.
Segundo o comunicado, após ter um dos pés amputado no ano passado, Marcelo seguiu enfrentando os desafios com muita força. No entanto, seu quadro de saúde se agravou recentemente: ele sofreu convulsões, uma parada cardíaca e desenvolveu uma infecção. Atualmente, está intubado e sedado.
Em nota, o grupo fez um apelo emocionado: “Neste pequeno gesto, pedimos que enviem suas melhores vibrações, carinho, pensamentos, axés, rezas, luz dourada, tambores e ritos, para que ele atravesse este momento tão difícil”.
Marcelo integra o Barbatuques desde 1999 e também é membro do A Barca, coletivo dedicado à pesquisa da música brasileira há mais de 15 anos. Em sua carreira solo, apresenta-se com diferentes formações e recursos sonoros, como violão, percussão corporal, pedal de loop, berimbau de boca e performances à capela. Ao longo da trajetória, participou da gravação de mais de 50 álbuns de artistas no Brasil e no exterior, além de inúmeros shows.
Fundado em 1995 por Fernando Barba, que morreu em 2021, o Barbatuques é reconhecido como um dos grupos brasileiros dedicados à pesquisa e à criação musical mais notórios do país. Seus integrantes exploram o corpo e a voz como instrumentos de percussão, marca registrada do coletivo.
