PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Minas Gerais e suas capitais

Siga no

Compartilhar matéria


Existem cidades que ganham destaque no mapa turístico por produzir produtos ou realizar eventos que se tornam referência em nível regional, estadual e/ou nacional. Esse fato faz com que as cidades sejam mais conhecidas e batizadas como se fossem “capitais”. E hoje o #SELIGANATRIP vai apresentar “MINAS GERAIS E SUAS CAPITAIS”. Bora lá?

Belo Horizonte – A capital dos botecos

Foto: travel.com.br


“Já que Minas não tem mar, eu vou pro bar” é um dos lemas dos mineiros, especialmente dos belorizontinos. Conhecida em todo o Brasil e até no exterior como a capital dos botecos, a cidade ostenta esse título com muito orgulho e cada vez mais, com propriedade. Um levantamento inédito realizado pela Abrasel em 2023, apontou que a proporção de bares por habitante na capital mineira é a maior entre todas as capitais do Brasil. São 178 bares para cada 100 mil habitantes comprovando que Beagá é a capital com a maior oferta de bares do país. De acordo com a pesquisa existem 4136 estabelecimentos comerciais com CNAE principal “bar” em Belo Horizonte. Eu fiz uma pesquisa atualizada com referência no ano de 2025, que apontou BH com 4835 bares e população projetada com 2.415.872 habitantes. Então, de acordo com a matemática, o número atualizado é 200,13 bares para cada 100 mil habitantes. Então, não tem discussão: Beagá é de fato e de direito a capital dos botecos!

Patos de Minas – A capital do milho

Foto: www.instagram.com/aguinaldodaspamonhas


Pertence ao Circuito Turístico Noroeste das Gerais. Localizada a 390 km de BH, a cidade recebeu essa denominação em decorrência da Festa Nacional do Milho, evento realizado desde 1959, sempre no mês de maio. #SeLigaNaDica: Parada obrigatória em qualquer viagem a Patos de Minas é no Aguinaldo das Pamonhas, conhecido como o maior pamonheiro do Brasil. Comer uma, duas ou três pamonhas com um suco de milho é uma experiência espetacular. Recomendo fortemente.

Governador Valadares – A capital do voo livre e das bicicletas

Foto: www.soulbrasilmagazine.com


Governador Valadares está localizada a 310 km de BH e a cidade pertence ao Circuito Turístico Trilhas do Rio Doce.
Governador Valadares possui o famoso e internacionalmente conhecido Pico da Ibituruna, considerado um dos melhores pontos para prática de voo livre, asa delta e parapente do mundo, com 1123 metros de altitude.
Além disso, os valadarenses possuem uma ligação íntima com a bike desde a década de 50, quando o município já era conhecido como “a cidade das bicicletas”. Atualmente o município conta com 32 km de ciclovias e mesmo com o aumento da frota de veículos, especialmente as motos, Gevê não perdeu a majestade e a bike continua fazendo parte da rotina e do cotidiano dos valadarenses.

Juruaia – A capital da lingerie

Foto: Prefeitura Municipal de Juruaia


Localizada no sul de Minas, a pouco mais de 400 km de Beagá, está in serida no Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras de Minas. No fim da década de 90, a cidade deixou para trás a economia cafeeira e investiu na produção de lingerie, tornando um dos maiores polos de lingerie do Brasil. Os números falam por si só: com aproximadamente 11.500 habitantes, a cidade produz cerca de 20 milhões de peças de lingerie, segundo a ACIJU – Associação Comercial de Juruaia. Atualmente, são mais de 200 indústrias que produzem as peças, sendo que 95% são dirigidas por mulheres, um exemplo inspirador de empreendedorismo feminino e mais de 120 lojas na área central do município. O maior evento da cidade é o FestLingerie. #SeLigaNaDica: Em 2023, Juruaia produziu a maior calcinha fio dental do Brasil e conquistou o recorde nacional. A peça gigante é 450 a 460 vezes maior que um modelo tradicional e chegou para fazer companhia ao maior sutiã do Brasil, que se tornou importante ponto turístico da cidade. Com 5 metros de altura, 6 metros de largura, pesando mais de 50 Kg e com mais de 1800 metros de linha, é a “Maior Calcinha Fio Dental do Brasil” homologada pelo RankBrasil.

Piranguinho – A capital do pé-de-moleque

Foto: www.instagram.com/barraca_vermelha


Piranguinho, conhecida nacionalmente como a capital do pé-de-moleque, é um município que está integrado junto ao Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira. Com população aproximada de 9 mil habitantes e distante 434 km de Belo Horizonte, tornou-se a maior referência da rodovia BR 459, que liga Poços de Caldas a Itajubá, em virtude das barraquinhas de pé-de-moleque que ficam instaladas no acostamento da estrada.
A pioneira foi a Barraca Vermelha, que começou a produzir e vender os doces no ano de 1936. A Barrava Vermelha é maravilhosaaaaaaaa: tem pé-de-moleque, pé-de-moça, amendoim, paçoquinha, pasta de amendoim e muito mais. Vale a pena visitar o site: www.barracavermelha.com.br e fazer a sua encomenda. Inclusive, Carlos Drummond de Andrade disse que o pé-de-moleque da Barraca Vermelha é “a pura joia mineira”.
Piranguinho tem o “modo de fazer” do doce tombado como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Minas Gerais. Todos os anos, no mês de junho, acontece a Festa do Pé-de-Moleque.

Quer saber mais sobre viagens e dicas de destinos? É só seguir e maratonar o nosso Instagram [@seliganatrip.oficial]. Até a nossa próxima trip!

Compartilhar matéria

Siga no

Cristiano Lopes

Turismólogo e jornalista. Colunista de turismo da Rede 98. Apresentador do #SeLigaNaTrip no Central 98 - I edição. Atua no mercado turístico há mais de 30 anos.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Colunistas

Um monge, um veterano, e o centro que ninguém acha. A eleição do “tolerável”

Herança digital: quando o legado ultrapassa o mundo físico

A régua que vira sanfona. Stock Car incomoda, bloco pode

O Brasil do Carnaval: o povo nas ruas, a política no bloco e a economia de abadá

Remédio não é amuleto

O perigo de uma Suprema Corte protagonista

Últimas notícias

Integrante do Barbatuques é internado em estado gravíssimo

Atlético abre conversas para contratar técnico campeão pelo Estudiantes

MPF processa Globo em R$ 10 milhões por pronuncia da palavra ‘recorde’; entenda

Cemig é eleita uma das 10 corporações mais sustentáveis da América Latina

Estudo aponta que 38% dos casos de câncer são evitáveis

Por que pneus para carros elétricos são mais caros que os comuns

Apresentado no Cruzeiro, Bruno Rodrigues revela conversa com Tite e faz ‘mistério’ sobre estreia

Lula e Macron se reúnem em Nova Délhi para discutir cooperação bilateral e agenda global

Bruno Rodrigues escolhe novo número no Cruzeiro e revela motivo