Patrocinadores

araujo
xadecana bh

Beijos e algo mais: E se rolar na folia? Médico infectologista explica o que fazer

Siga no

Infectologista Leandro Curi orienta foliões sobre questões de saúde no Carnaval (BloCast98/Divulgação)

Leandro Curi
Infectologista Leandro Curi orienta foliões sobre questões de saúde no Carnaval (BloCast98/Divulgação)

Se você pretende curtir o Carnaval em BH com tudo que tem direito não pode perder o Manual de Sobrevivência da folia. No terceiro episódio do BloCast 98 – Enchendo a Boca para falar do Carnaval de BH, os apresentadores Bia Pinho e Leandro Nassif receberam um médico infectologista e uma nutricionista para falar dos cuidados com a saúde em meio à festa. A influenciadora Lívia Teodoro, por sua vez, deu a perspectiva de uma foliã raiz.

“Muita gente, multidão, contato com muitas pessoas, Leandro, a gente precisa perguntar: a doença do beijo existe mesmo? Quais são os cuidados que a gente precisa ter também nessa parte afetiva, das ISTs, como é que a gente pode se cuidar?”, questionou Bia Pinho ao médico Leandro Curi.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Doença do beijo, na verdade, alguns vírus podem ser transmitidos por saliva. A gente pode se contaminar desde pequenininho, bebendo no canudo de um amigo, do pai, da mãe. Como naquelas brincadeiras antigas, do primeiro beijo, o “cair no poço”. A gente geralmente se contamina mais cedo e esse vírus fica na gente, mas pode claro se contaminar na folia, num show, no primeiro beijo, não necessariamente ali no carnaval”, explica.

“Mas, se a gente já se contaminou, via de regra, já estamos imune. Então, ufa, podemos beijar”, garante Leandro. “Existem doenças que transmitem mais facilmente pelo beijo, a mononucleose, a doença do beijo, mais de um vírus geralmente transmite. A doença do herpes, mas o herpes também tem que estar muito ativo na mucosa da boca, no lábio, para poder transmitir. Se a pessoa não tá com lesão obviamente ela não está transmitindo tão facilmente”, explica.

O infectologista ainda fez um alerta a respeito das IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis). “Muita gente não sabe, a gente tem que falar disso. Pessoas bebem, mas também usam outras coisas. E as vezes você faz relações sexuais onde der, onde acontece desprotegido, naquele calor do momento ali. Isso acontece e acontece mesmo, então precisamos falar”, diz o infectologista.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Pra isso, existe a PEP, a profilaxia pós exposição, esse é um serviço do SUS, tem nas UPAs, nos serviços especializados, para a pessoa que se expôs sexualmente nos últimos três dias, sem proteção, ela pode e deve procurar as urgências e falar: me expus, tive relação desprotegida”, orienta. “Ela vai ser testada e iniciar procedimento de tratamento para redução de danos, do HIV e de outras ISTs também. Muita gente nem sabe que existe, é público e tem pra todo mundo. Deve ser usufruído se precisar”, explica Leandro Curi.

BloCast 98 – Enchendo a Boca para falar do Carnaval de BH

Com apresentação de Leandro Nassif e Beatriz Pinho, o BloCast 98 reúne em episódios temáticos nomes que já são figurinha carimbada na folia belo-horizontina. Por meio de bate-papo descontraído, convidados e apresentadores discutem, analisam e celebram o renascimento da folia em BH. Tem Banda Mole, Escolas de Samba, Então, Brilha!, Praia da Estação, Insanidade, Alcova, Xá de Cana, Estação Carnaval, CDL/BH e muito mais esperando por você. 

Lembra daquela máxima: ‘a gente podia sair pelado em BH no carnaval, já que não tinha ninguém nas ruas’? Pois bem, é passado. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com expectativa de receber cerca de 6 milhões de pessoas em 2025, a folia na capital mineira rende assunto ‘de outros carnavais’. O protagonismo das escolas de samba e blocos pioneiros, a desordem criativa e tantas outras camadas da folia em Belo Horizonte são abordadas ao longo dos episódios, tudo isso do jeito que só a 98 faz. 

Quer mais? O BloCast 98 também convida especialistas em saúde e alimentação para garantir que os foliões mais intensos ‘sobrevivam’ aos dias de festa, além de falar da economia criativa que gera muita grana na cidade. É conteúdo que não acaba mais. E é por isso que no BloCast 98 a turma enche a boca para falar do Carnaval de BH. Veja abaixo os episódios já disponíveis:

EP 1 – Carnaval das Multidões
Ep 2 – Carnaval além dos Blocos
Ep 3 – Manual de Sobrevivência no Carnaval de BH
EP 4 – Carnaval para todo mundo em BH

O BloCast também está no Spotify, no TikTok e em todas as redes sociais da 98, então nos vemos por aí! 

Siga no

Roberth R Costa

Atuo há quase 13 anos com jornalismo digital. Coordenador Multimídia. Rede 98 | 98 News

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias da Folia

Faltam 98 dias! Rede 98 inicia contagem para cobertura histórica do Carnaval de BH

Carnaval 2026: governo de MG e Cemig abrem edital para projetos de até 500 mil reais

Música, dendê e muito axé: carnaval de Salvador é reconhecido como manifestação cultural do país

Marcas mais lembradas no Carnaval de BH são bebidas, aponta pesquisa da Sponsorize

Damião rebate críticas sobre megashows na folia de BH: ‘Nosso Carnaval não tem abadá’

Carnaval de BH bate recorde de foliões nas ruas, com mais de 6 milhões de pessoas

Últimas notícias

Atlético leva gol nos acréscimos e empata com o Flamengo na Arena MRV

Torcida do Atlético expulsa flamenguista ‘infiltrado’ na Arena MRV

Com impacto bilionário, Senado aprova aposentadoria especial de agentes de saúde

Estudo sugere que Pedro Álvares Cabral não aportou em Porto Seguro ao chegar ao Brasil

Diesel por R$ 7 milhões e Apple por R$ 80: leilão da Receita começa nesta quinta-feira

Venda da Copasa: oposição aciona STF para suspender fim do referendo

Jogadores do Atlético integram ‘time ideal’ da Copa Sul-Americana 2025

Após prisão de Bolsonaro, PL pressiona por votação da anistia no Congresso

Senado: Jorge Messias será sabatinado em dezembro para vaga no STF