Amanheceu e é Carnaval em Belo Horizonte: você é do time que se alimenta regradamente antes do partiu bloquinho, ou bate logo uma “pratada” de macarrão e fé? No terceiro episódio do BloCast 98 – Enchendo a Boca para falar do Carnaval de BH, a nutricionista Ana Carolina Eleóterio e a influenciadora Lívia Teodoro, a Patroa Mesmo, conversaram sobre o assunto. Afinal, qual a melhor alimentação para durar na folia sem se sentir mal?
Segundo Ana, antes de sair para curtir o Carnaval, o ideal é o que o folião tente ingerir carboidratos mais complexos, os integrais. “Um lanche ali antes de ir para o Carnaval, acordou, o que a gente come? Um alimento mais leve, um sanduíche natural, colocar frango que é uma proteína mais leve, uma salada e suco natural, de preferência de frutas de vitamina C, morango ou laranja e colocar chia”, orienta.
A nutricionista explica que a chia é uma grande aliada na regulação da microbiota intestinal, bastante afetada pelo consumo de álcool ao longo dos dias de folia. A hidratação é outro fator chave: “Começar a se hidratar uns dois dias antes, beber bastante água principalmente se você sabe que vai beber os cincos dias, já que o álcool deixa a gente bem desidratado mesmo”, diz.
Lívia Teodoro contou que costumava “bater uma pratada de macarrão” antes de sair para os blocos, com base naquela máxima de que “saco vazio não para em pé”. Também revelou que o carnaval é a época do ano em que mais come frutas, mas que também come muita besteira na rua. “Coxinha, sanduíche, macarrão”, lista ela.
A influenciadora, no entanto, também dá uma dica certeira, com experiências “de outros carnavais”. “Cuidado com a maionese. Não dá pra passar mal de maionese, não foi legal passar mal de comida mais ou menos. Fica todo mundo preocupado, você não consegue curtir direito e no outro dia também é complicado”, alerta.
O que comer, então, se estiver na rua? Prefira alimentos assados. “Se for comer salgado, coma assados, com frango, com uma proteína que vai segurar mais. Não coma fastfood, fritura, tenta ir por esse lado. Esses sanduíches naturais que vendem também são uma boa opção”, orienta a nutricionista Ana Carolina.
BloCast 98 – Enchendo a Boca para falar do Carnaval de BH
Com apresentação de Leandro Nassif e Beatriz Pinho, o BloCast 98 reúne em episódios temáticos nomes que já são figurinha carimbada na folia belo-horizontina. Por meio de bate-papo descontraído, convidados e apresentadores discutem, analisam e celebram o renascimento da folia em BH. Tem Banda Mole, Escolas de Samba, Então, Brilha!, Praia da Estação, Insanidade, Alcova, Xá de Cana, Estação Carnaval, CDL/BH e muito mais esperando por você.
Lembra daquela máxima: ‘a gente podia sair pelado em BH no carnaval, já que não tinha ninguém nas ruas’? Pois bem, é passado.
Com expectativa de receber cerca de 6 milhões de pessoas em 2025, a folia na capital mineira rende assunto ‘de outros carnavais’. O protagonismo das escolas de samba e blocos pioneiros, a desordem criativa e tantas outras camadas da folia em Belo Horizonte são abordadas ao longo dos episódios, tudo isso do jeito que só a 98 faz.
Quer mais? O BloCast 98 também convida especialistas em saúde e alimentação para garantir que os foliões mais intensos ‘sobrevivam’ aos dias de festa, além de falar da economia criativa que gera muita grana na cidade. É conteúdo que não acaba mais. E é por isso que no BloCast 98 a turma enche a boca para falar do Carnaval de BH. Veja abaixo os episódios já disponíveis:
EP 1 – Carnaval das Multidões
Ep 2 – Carnaval além dos Blocos
Ep 3 – Manual de Sobrevivência no Carnaval de BH
EP 4 – Carnaval para todo mundo em BH
O BloCast também está no Spotify, no TikTok e em todas as redes sociais da 98, então nos vemos por aí!