Agitadora cultural e doutoranda em políticas sociais, Carem Abreu achou o máximo a ideia de uma praia entre os prédios e montanhas de Belo Horizonte. Ao BloCast 98 – Enchendo a Boca para falar do Carnaval de BH, ela contou como surgiu a já famosa Praia da Estação, que também impulsionou o renascimento da folia na capital mineira.
Segundo conta Carem, a Praia da Estação surgiu em 2009 a partir de um decreto do então prefeito Márcio Lacerda que impedia a realização de eventos em praças públicas de Belo Horizonte. Como resposta, uma mobilização foi convocada por meio das redes sociais. A Praia da Estação ocorre há pelo menos 16 anos.
“Eu fiquei sabendo através de um evento no Facebook que ia ter uma praia. Eu falei: ‘uau, que legal, uma praia em BH’. Eu achei aquilo o máximo. Coloquei biquíni, levei canga, já fui pra lá. A gente fez essa praia por conta do decreto que impedia eventos em praças públicas, principalmente a Praça da Estação, a gente achou aquilo um absurdo”, explica.
Além de participar da Praia da Estação, Carem também documenta o movimento desde os primórdios dele por meio da produtora Atos Central de Imagens.
“E para poder ter evento tinha que pagar R$ 9 mil. Como? Agora vai privatizar praça pública? E aí a gente começou a lutar contra isso. Naquela época começaram a surgir os flashs mobs, então decidimos participar dessa praia como uma forma de protestar. Já que não podia fazer evento de nenhuma natureza, a gente fez um evento de natureza inteira: uma praia”, relembra Carem.
O historiador e carnavalesco Guto Borges complementa: “O belo-horizontino tinha esse pesar, nós não temos isso, não temos cultura, não temos carnaval. Aí fomos no âmago da falta em Belo Horizonte. O que a gente mais sente que não temos? a praia, então vamos fazer uma praia. Então, simbolicamente, teve esse papel também de brincar”, diz.
BloCast 98 – Enchendo a Boca para falar do Carnaval de BH
Com apresentação de Leandro Nassif e Beatriz Pinho, o BloCast 98 reúne em episódios temáticos nomes que já são figurinha carimbada na folia belo-horizontina. Por meio de bate-papo descontraído, convidados e apresentadores discutem, analisam e celebram o renascimento da folia em BH. Tem Banda Mole, Escolas de Samba, Então, Brilha!, Praia da Estação, Insanidade, Alcova, Xá de Cana, Estação Carnaval, CDL/BH e muito mais esperando por você.
Lembra daquela máxima: ‘a gente podia sair pelado em BH no carnaval, já que não tinha ninguém nas ruas’? Pois bem, é passado.
Com expectativa de receber cerca de 6 milhões de pessoas em 2025, a folia na capital mineira rende assunto ‘de outros carnavais’. O protagonismo das escolas de samba e blocos pioneiros, a desordem criativa e tantas outras camadas da folia em Belo Horizonte são abordadas ao longo dos episódios, tudo isso do jeito que só a 98 faz.
Quer mais? O BloCast 98 também convida especialistas em saúde e alimentação para garantir que os foliões mais intensos ‘sobrevivam’ aos dias de festa, além de falar da economia criativa que gera muita grana na cidade. É conteúdo que não acaba mais. E é por isso que no BloCast 98 a turma enche a boca para falar do Carnaval de BH. Veja abaixo os episódios já disponíveis:
EP 1 – Carnaval das Multidões
Ep 2 – Carnaval além dos Blocos
Ep 3 – Manual de Sobrevivência no Carnaval de BH
EP 4 – Carnaval para todo mundo em BH
O BloCast também está no Spotify, no TikTok e em todas as redes sociais da 98, então nos vemos por aí!