Ao vivo
Graffite Segunda a Sexta - 17h às 19h

A sua dose diária de bom humor.

Patrocinadores

araujo
xadecana bh

‘Uma praia em BH? Uau, achei o máximo’: Carem Abreu e o início da Praia da Estação

Siga no

Carem abreu participa da Praia da Estação e documenta a mobilização desde o começo (BloCast98/Divulgação)

convidados blocast carnaval das multidões
Carem abreu participa da Praia da Estação e documenta a mobilização desde o começo (BloCast98/Divulgação)
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Agitadora cultural e doutoranda em políticas sociais, Carem Abreu achou o máximo a ideia de uma praia entre os prédios e montanhas de Belo Horizonte. Ao BloCast 98 – Enchendo a Boca para falar do Carnaval de BH, ela contou como surgiu a já famosa Praia da Estação, que também impulsionou o renascimento da folia na capital mineira.

Segundo conta Carem, a Praia da Estação surgiu em 2009 a partir de um decreto do então prefeito Márcio Lacerda que impedia a realização de eventos em praças públicas de Belo Horizonte. Como resposta, uma mobilização foi convocada por meio das redes sociais. A Praia da Estação ocorre há pelo menos 16 anos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Eu fiquei sabendo através de um evento no Facebook que ia ter uma praia. Eu falei: ‘uau, que legal, uma praia em BH’. Eu achei aquilo o máximo. Coloquei biquíni, levei canga, já fui pra lá. A gente fez essa praia por conta do decreto que impedia eventos em praças públicas, principalmente a Praça da Estação, a gente achou aquilo um absurdo”, explica.

Além de participar da Praia da Estação, Carem também documenta o movimento desde os primórdios dele por meio da produtora Atos Central de Imagens.

“E para poder ter evento tinha que pagar R$ 9 mil. Como? Agora vai privatizar praça pública? E aí a gente começou a lutar contra isso. Naquela época começaram a surgir os flashs mobs, então decidimos participar dessa praia como uma forma de protestar. Já que não podia fazer evento de nenhuma natureza, a gente fez um evento de natureza inteira: uma praia”, relembra Carem.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O historiador e carnavalesco Guto Borges complementa: “O belo-horizontino tinha esse pesar, nós não temos isso, não temos cultura, não temos carnaval. Aí fomos no âmago da falta em Belo Horizonte. O que a gente mais sente que não temos? a praia, então vamos fazer uma praia. Então, simbolicamente, teve esse papel também de brincar”, diz.

BloCast 98 – Enchendo a Boca para falar do Carnaval de BH

Com apresentação de Leandro Nassif e Beatriz Pinho, o BloCast 98 reúne em episódios temáticos nomes que já são figurinha carimbada na folia belo-horizontina. Por meio de bate-papo descontraído, convidados e apresentadores discutem, analisam e celebram o renascimento da folia em BH. Tem Banda Mole, Escolas de Samba, Então, Brilha!, Praia da Estação, Insanidade, Alcova, Xá de Cana, Estação Carnaval, CDL/BH e muito mais esperando por você. 

Lembra daquela máxima: ‘a gente podia sair pelado em BH no carnaval, já que não tinha ninguém nas ruas’? Pois bem, é passado. 

Com expectativa de receber cerca de 6 milhões de pessoas em 2025, a folia na capital mineira rende assunto ‘de outros carnavais’. O protagonismo das escolas de samba e blocos pioneiros, a desordem criativa e tantas outras camadas da folia em Belo Horizonte são abordadas ao longo dos episódios, tudo isso do jeito que só a 98 faz. 

Quer mais? O BloCast 98 também convida especialistas em saúde e alimentação para garantir que os foliões mais intensos ‘sobrevivam’ aos dias de festa, além de falar da economia criativa que gera muita grana na cidade. É conteúdo que não acaba mais. E é por isso que no BloCast 98 a turma enche a boca para falar do Carnaval de BH. Veja abaixo os episódios já disponíveis:

EP 1 – Carnaval das Multidões
Ep 2 – Carnaval além dos Blocos
Ep 3 – Manual de Sobrevivência no Carnaval de BH
EP 4 – Carnaval para todo mundo em BH

O BloCast também está no Spotify, no TikTok e em todas as redes sociais da 98, então nos vemos por aí! 

Siga no

Atuo há mais de 10 anos com jornalismo digital, formado em Publicidade e Propaganda, acumulo premiações por reportagens diversas. Editor e dev. de produtos digitais na 98.

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Carnaval

Marcas mais lembradas no Carnaval de BH são bebidas, aponta pesquisa da Sponsorize

Damião rebate críticas sobre megashows na folia de BH: ‘Nosso Carnaval não tem abadá’

Carnaval de BH bate recorde de foliões nas ruas, com mais de 6 milhões de pessoas

Pós-Carnaval de BH tem ‘queimão’ de bebidas nos blocos

Canto da Alvorada e Bacharéis do Samba são as campeãs do Carnaval de 2025

Carnaval de 2025 leva 6 milhões de pessoas às ruas em BH; Governo de MG faz balanço da folia

Últimas notícias

Metallica anuncia edição remasterizada do álbum ‘Load’, de 1996

Bolsonaro retira sonda nasogástrica mas continua na UTI

Cruzeiro libera Dudu dos treinos; atacante tem permanência indefinida no clube

Prefeitura de BH contrata startups para melhorar serviços de saúde e segurança na capital mineira

A mobilidade refém do ideologismo: o trânsito caótico no vetor Sul da capital

Ancelotti já tem data para desembarcar no Brasil e fazer primeira convocação pela Seleção

Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador? Conheça a história do 1º de maio no Brasil

Inscrições para vagas remanescentes do Fies acabam hoje

Aeroporto de Confins tem atrasos e voos cancelados nesta terça-feira (29)