Belo Horizonte recebe a 9ª edição do Botecar até o dia 12 de outubro de 2025. Este ano, o evento reúne 40 bares participantes e traz como tema “Sabores Artesanais – Feito à Mão”, celebrando a conexão entre a cozinha de boteco e o artesanato mineiro – duas expressões autênticas da identidade de Minas Gerais.
+Botecar BH: veja bares e pratos da região Centro-Sul+
+Botecar no Barreiro: confira bares e pratos da região+
+Botecar BH: confira bares e pratos das regiões Norte e Oeste+
+Botecar: confira bares e pratos da região Leste de BH+
+Botecar BH: confira bares e pratos das regiões Nordeste e Noroeste+
Confira abaixo os bares e pratos participantes da Pampulha.
Under Growler Castelo
R$37,90 – 10% desconto no prato Boteco mediante pagamento com cartões da CAIXA
Bolim do Coronel: Bolinho de linguiça temperado com pimenta biquinho, ervas finas, cheiro verde e recheado com taioba e queijo mussarela. Acompanha molho de mostarda da casa.
Inspiração
O bairro Castelo tem suas raízes fincadas na antiga Fazenda dos Menezes, que por muito tempo supriu Belo Horizonte com verduras frescas, leite e artesanatos de excelente qualidade. Conta-se, em tom de tradição, que o ilustre senhor da fazenda, o Coronel Francisco Menezes Filho, tinha o hábito de usar folhas de taioba, especialmente as mais novas e tenras, como recheio de seus quitutes. A influência da cultura portuguesa, entrelaçada à rica culinária mineira, contribuiu sobremaneira para a prosperidade da fazenda, cujo legado se estendeu nas ruas do bairro. Nos tempos atuais, o bolinho do Coronel (Castelo e Castelo de Cintora ecoam), em homenagem às ervas e iguarias que sustentam esse grande local.
Serve: 2 pessoas – (08 bolinhos)
Funcionamento
Terça a sexta de 16:00 às 00:00
Sábado de 11:00 às 00:00
Domingo de 11:00 às 19:00
Endereço
Av. Altamiro Avelino Soares, n. 510, lojas 03 e 04 – Castelo

Altas Horas Fleming
R$40,00 – 10% desconto no prato Boteco mediante pagamento com cartões da CAIXA
Gláucio Ceramista: Ossobuco marinado com zimbro, cozido e finalizado no forno. Salada marroquina e purê de mandioquinha. Um prato que remete à força e à suavidade ao mesmo tempo, pois quem trabalha com as mãos deve saber dosar esses elementos.
Inspiração
Gláucio Galvão é um ceramista mineiro que possui seu ateliê na Av. Olegário Maciel. Ele produz peças inigualáveis, tanto artísticas e utilitárias quanto decorativas, com métodos próprios e emblemáticos. Utiliza técnicas surpreendentes em criações multiformes: cerâmica, pintura e escultura aparecem em várias formas de arte. Inspirado na natureza e no barro e em histórias do povo, no gestual da modelagem e da travessia, as peças utilitárias que ele modela surgem recheadas de leveza e equidade dos passos, de quem realmente surpreende. São mãos verdadeiramente abençoadas, que transmitem um saber raro.
Funcionamento
Todos os dias de 17:00 às 04:00
Endereço
R. Ilaci Pereira Lima, n. 537 – Silveira
Tel.: (31) 9 7390-5669

