Brumadinho recebe festival gratuito com teatro, circo e rodas de samba

Siga no

O festival de arte e cultura é realizado no vilarejo situado nas proximidades do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça (Divulgação)

Compartilhar matéria

Neste fim de semana, os moradores de Brumadinho, na região Metropolitana de Belo Horizonte, e os turistas que visitam a região poderão participar de várias atividades gratuitas durante o 3º Casa Branca Fest, festival de arte e cultura realizado no vilarejo situado nas proximidades do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça.

A programação vai rolar de sexta-feira (11/7) a domingo (13/7) e estará concentrada na Praça São Sebastião, a principal do povoado), com atividades também na Galeria Cabra, espaço cultural recém-inaugurado por artistas locais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

São mais de 20 atrações de teatro, dança, performance, contação de história, intervenções e exposições, além de rodas de samba e chorinho. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Programação

O evento terá início às 18h de sexta-feira com apresentações de circo e dança e o “Cortejo nas batidas do Ijexá”, do grupo Xequeridas, formado por mulheres de todas as idades com foco no estudo percussivo, confecção e aprendizado do Xequerê. No cortejo, será também revelada a “Cabra Alegórica” deste ano, símbolo do festival, produzida desde a primeira edição pelas arte- ducadoras Beatriz Leite e Ângela Andrade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O cortejo seguirá até a Galeria Cabra (Av. Casa Branca, 400) onde, às 19h, vai ser inaugurada a exposição “Outono”, da artista Clara Valente, e o quilombola Reibatuque apresentará a instalação “Terra Território”, com uso de materiais orgânicos como terra, água e madeira. A noite contará ainda com a vivência musical “Despertai”, do músico experimental Madhava, performance com o instrumento handpan acompanhado de sons gravados da natureza.

No sábado, 12 de julho, a partir das 10h, as artistas Clara Valente, Fênix e Mari Pacheco darão início à pintura do mural ao lado da Praça, ao mesmo tempo em que o artista Marcelo Castro provocará o público com a performance-caminhada “O método vagabundo”.

Já o escritor Gustavo Gaivota convida toda a família para a “contação de histórias sobre bichos da Caatinga
e do Cerrado”. E Odacy Oliveira vai expor o seu corpo suspenso na performance “Si-Pó”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Grupo Girino, com quase 20 anos de atuação, entra em cena às 12h do sábado, para apresentar o “Mini Festival de Teatro Lambe Lambe”, intervenção com três espetáculos de teatro de bonecos em miniatura, inspirados nos fotógrafos lambe-lambes que utilizavam máquinas fotográficas em formato de caixas. E às 15h, o 3º Casa Branca Fest será tomado pela “Invasão de Palhaços”, um espetáculo totalmente improvisado do Grupo Trampulim. Na sequência, uma roda de samba com Arthur Pádua vai encerrar as atividades do dia na Praça.

A programação do sábado finaliza às 19h, na Galeria Cabra, com o espetáculo “Antrópodes”, de Fabio Costa e
Luciana Lanza. O último dia do Casa Branca Fest 2025, no domingo, 13 de julho, começa às 10h com a intervenção “A mesa de Thereza”, ação da artista plástica Thereza Portes, onde o café é servido em centenas de xícaras em uma mesa com 10 metros de comprimento. Depois do “café”, a artista, produtora e pesquisadora Thembi Rosa, junto a outros convidados, vai realizar uma oficina e a intervenção urbana “Parquear Bando”, com bambus sendo utilizados como dispositivos para a desaceleração, equilíbrio e composição de uma coreografia múltipla, de conexões e composição com os outros e com os lugares.

O 3º Festival de Cultura e Arte de Casa Branca será encerrado a partir de 12h em uma apresentação de choro na Praça São Sebastião com Marcos Frederico Quarteto, que está lançando o álbum “Despalavra”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Agenda

CCBB BH 12 anos: show de Marina Lima e exposição dos anos 1980 gratuitos

Projeto Experimente promete movimentar Nova Lima com muito rock e variedade gastronômica e de cervejas artesanais

Festa da Luz 2025: hipercentro de BH será iluminado com 13 instalações; saiba a programação

Figa é Sorte: festival gastronômico ganha edição especial no feriado de 15 de agosto em BH

Tweed Ride: BH recebe passeio ciclístico que celebra o estilo vintage

Belo Horizonte e outras 14 cidades estão na rota da Temporada França-Brasil

Últimas notícias

PGR tem 5 dias para analisar indiciamento de Bolsonaro e Eduardo

Atlético x Cruzeiro: confrontos pela Copa do Brasil terão esquema de segurança reforçado, garante PM

Condenados pelo incêndio da boate Kiss têm pena reduzida

Clássico decisivo: saiba onde assistir Atlético x Cruzeiro pela Copa do Brasil

Estrada Cênica e queijo do Serro: Anglo American aposta em turismo para diversificar economia no Espinhaço

Liderança que transforma: cultura forte e preparo para unir gerações no trabalho

Matheus Pereira x Gustavo Scarpa: camisas 10 e ‘garçons’ de Cruzeiro e Atlético

América anuncia saída do atacante Renato Marques

Anvisa proíbe versões manipuladas da semaglutida, usada no Ozempic