PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Cardeais assistiram ao filme Conclave antes de eleger novo papa

Siga no

Desde a morte do Papa Francisco, a audiência do filme disparou (Divulgação)

Compartilhar matéria

Em pleno Vaticano, antes de entrarem na Capela Sistina para um dos rituais mais secretos e complexos da Igreja Católica, a escolha do novo papa, alguns cardeais buscaram ajuda não apenas nas escrituras, mas também na sétima arte. De acordo com o jornal europeu Politico, clérigos de alto escalão recorreram ao filme “Conclave”, estrelado por Ralph Fiennes, para entender como funciona o processo que estavam prestes a vivenciar.

O papa Leão XIV foi eleito nesta quarta-feira (8/5) na terceira votação do segundo dia de Conclave. Ao que parece, o filme que concorreu a diversas premiações, inclusive, levando o Oscar de melhor roteiro adaptado, teve influência na eleição do primeiro papa norte-americano.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Alguns assistiram no cinema”, admitiu ao Politico um dos religiosos envolvidos no conclave. E não foi só por curiosidade. A produção dirigida por Edward Berger foi descrita como “notavelmente precisa” por cardeais da vida real e considerada uma “ferramenta de pesquisa útil”, especialmente para aqueles que participam do conclave pela primeira vez, o que, segundo o jornal, inclui a maioria dos 133 cardeais.

Leia também: O papa Leão XIV é conservador ou progressista?

Baseado no romance de Robert Harris, o filme mostra o Cardeal Thomas Lawrence (vivido por Fiennes) encarregado de liderar o Colégio Cardinalício em meio a intrigas, dossiês escandalosos e candidatos improváveis. Tudo isso se passa ao longo de três dias, com o Vaticano como pano de fundo. Soa familiar? Pois é: a realidade não ficou muito atrás da ficção. O Politico relatou que o lobby pré-conclave foi marcado por escândalos dignos de roteiro, com vazamentos anônimos e denúncias envolvendo diversos candidatos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Desde a morte do Papa Francisco, a audiência do filme disparou. Segundo dados da Luminate, a procura por Conclave subiu 283%, saltando de 1,8 milhão para 6,9 milhões de minutos assistidos em apenas um dia. O filme — disponível no Prime Video — foi indicado a oito Oscars e levou o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado, assinado por Peter Straughan.

Pode parecer um movimento inusitado, e até cômico, mas se estudantes usam filmes para revisar conteúdos antes da prova, por que os cardeais não poderiam recorrer ao cinema para entender os bastidores do conclave? Afinal, quando a realidade imita a arte, talvez seja melhor mesmo dar o play.

Assista ao trailer de Conclave:

Compartilhar matéria

Siga no

Carol Ferraris

Jornalista, pós graduada em produção de jornalismo digital pela PUC Minas. Produtora multimídia de entretenimento na Rádio 98, com passagens pelo Estado de Minas e TV Alterosa.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Entretenimento

Vecna ou Pennywise? HBO provoca Netflix com ‘rinha’ de vilões

Stranger Things ‘derruba’ Netflix na estreia da 5ª temporada

Stranger Things e MK-Ultra: o programa real da CIA que inspirou a série da Netflix

Novo ‘Esqueceram de Mim’? Macaulay Culkin dá ideia para continuação

Série mineira ‘O Natal dos Silva’, da Filmes de Plástico, traz olhar brasileiro para as festas de fim de ano

A ligação inesperada entre Trump e ‘A Hora do Rush 4’

Últimas notícias

PBH e Bombeiros fazem simulado de acidente aéreo na PUC São Gabriel

Defesa de Vorcaro espera soltura para início desta tarde

Com a nova ficha digital de hotéis, viajante poderá adiantar check-in pela conta gov.br

BH enfrenta calor forte e risco de chuva com trovoadas neste sábado

Flamenguista, João Fonseca arrisca palpite para final da Libertadores

Mega-Sena: prêmio de R$ 27 milhões será sorteado neste sábado

Aniversário de BH terá shows gratuitos de Sorriso Maroto, Nattan e Bruna Lipiani

Justiça Federal manda soltar Daniel Vorcaro e executivos, mas impõe restrições

Defesa de Bolsonaro entra com novo recurso no STF contra condenação