Ao vivo
Central 98 - 2ª edição Segunda a Sexta - 11h30 às 12h

O programa leva ao ar uma visão mais otimista do Brasil, sem deixar de lado os fatos importantes para a vida dos ouvintes. Na pauta: debate das principais notícias do dia, entrevistas exclusivas com uma dose de humor inteligente e a participação direta da audiência.

Cardeais assistiram ao filme Conclave antes de eleger novo papa

Siga no

Desde a morte do Papa Francisco, a audiência do filme disparou (Divulgação)

Em pleno Vaticano, antes de entrarem na Capela Sistina para um dos rituais mais secretos e complexos da Igreja Católica, a escolha do novo papa, alguns cardeais buscaram ajuda não apenas nas escrituras, mas também na sétima arte. De acordo com o jornal europeu Politico, clérigos de alto escalão recorreram ao filme “Conclave”, estrelado por Ralph Fiennes, para entender como funciona o processo que estavam prestes a vivenciar.

O papa Leão XIV foi eleito nesta quarta-feira (8/5) na terceira votação do segundo dia de Conclave. Ao que parece, o filme que concorreu a diversas premiações, inclusive, levando o Oscar de melhor roteiro adaptado, teve influência na eleição do primeiro papa norte-americano.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Alguns assistiram no cinema”, admitiu ao Politico um dos religiosos envolvidos no conclave. E não foi só por curiosidade. A produção dirigida por Edward Berger foi descrita como “notavelmente precisa” por cardeais da vida real e considerada uma “ferramenta de pesquisa útil”, especialmente para aqueles que participam do conclave pela primeira vez, o que, segundo o jornal, inclui a maioria dos 133 cardeais.

Leia também: O papa Leão XIV é conservador ou progressista?

Baseado no romance de Robert Harris, o filme mostra o Cardeal Thomas Lawrence (vivido por Fiennes) encarregado de liderar o Colégio Cardinalício em meio a intrigas, dossiês escandalosos e candidatos improváveis. Tudo isso se passa ao longo de três dias, com o Vaticano como pano de fundo. Soa familiar? Pois é: a realidade não ficou muito atrás da ficção. O Politico relatou que o lobby pré-conclave foi marcado por escândalos dignos de roteiro, com vazamentos anônimos e denúncias envolvendo diversos candidatos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Desde a morte do Papa Francisco, a audiência do filme disparou. Segundo dados da Luminate, a procura por Conclave subiu 283%, saltando de 1,8 milhão para 6,9 milhões de minutos assistidos em apenas um dia. O filme — disponível no Prime Video — foi indicado a oito Oscars e levou o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado, assinado por Peter Straughan.

Pode parecer um movimento inusitado, e até cômico, mas se estudantes usam filmes para revisar conteúdos antes da prova, por que os cardeais não poderiam recorrer ao cinema para entender os bastidores do conclave? Afinal, quando a realidade imita a arte, talvez seja melhor mesmo dar o play.

Assista ao trailer de Conclave:

Siga no

Mais de Entretenimento

Mais de Entretenimento

Amor, aconchego, memória e muita comida boa, tudo isso no Matula 98 de Dia das Mães

Como a 98 ajudou na criação do ‘Combina com cerveja’?

Qual será o inimigo de cada profissão?

Concorra a ingressos: Eric Martin e Jeff Scott Soto fazem show em BH

Documentário sobre Rita Lee estreia na Max e promete revelações inéditas da rainha do rock

Nova atualização da Netflix deixa interface mais personalizada

Últimas notícias

Áudio vazado do presidente do Athletico Paranaense revela dívida do Atlético por Cuello

Morre dona Sônia, famosa pelo tropeiro do Mineirão, aos 69 anos

Artemig: fiscalização eficaz ou mais burocracia em Minas?

Papa agostiniano: conheça as ordens da Igreja Católica e suas diferenças

Linha 1 do metrô de BH pode ganhar mais duas estações; saiba detalhes

Estudante mata colega de 14 anos com golpes de tesoura durante aula em escola particular de MG

Estudo da USP revela alimentos que mais ‘tiram’ e ‘dão’ minutos de vida

Trégua no frio? Fim de semana em BH terá temperaturas mais elevadas

Festival do Arroz começa nesta sexta-feira em BH