O ator Wagner Moura comemorou a vitória do prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes, conquistado pela primeira vez por um brasileiro, nesse sábado (24/5). O artista celebrou as premiações de “O Agente Secreto” e a aproximação dos brasileiros com a cultura por meio do cinema.
Em um vídeo publicado pela equipe do longa–metragem, o baiano explicou que não esteve na premiação pois está filmando um outro projeto em Londres. “Eu recebi a notícia dos prêmios que a gente ganhou da forma mais louca possível, no set de filmagens”, contou Moura.
“Mas eu queria só dizer da felicidade que eu tenho por mim, por Kleber, pelo ‘Agente Secreto’, pelo cinema brasileiro, pela cultura brasileira. Pelo fato desse filme ser mais pedra que aproxima os brasileiros em geral da sua cultura, dos seus artistas, depois de um tempo muito difícil em que artistas e cultura não só haviam perdido a importância no Brasil, mas também foram bastante difamados”.
‘País da arte’
Wagner declarou que sente uma “alegria profunda” ao ver os brasileiros torcendo pelo filme, da mesma forma como fizeram com “Ainda Estou Aqui”. “Então viva a cultura brasileira, viva aqueles que acreditam na importância da cultura para o desenvolvimento de qualquer país!”.
“E o Brasil é o país da cultura, o país da arte. Viva o Brasil, viva os brasileiros! E vamos agora celebrar, aproveitar mais esse momento bonito da nossa cultura e do nosso cinema”, completou o ator. Assista ao vídeo completo abaixo:
Também por meio do Instagram, Kleber Mendonça Filho, diretor do filme estrelado por Wagner Moura, agradeceu pelas mensagens de carinho em relação ao prêmio. O cineasta também ganhou o troféu de Melhor Diretor e subiu ao palco para receber o de Moura, que não pôde estar presente.
“O Agente Secreto” foi o filme mais premiado do 78° Festival de Cannes. Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho levaram Melhor Ator e Melhor Diretor, respectivamente. O longa–metragem, por sua vez, ganhou o Prêmio da Crítica e a Premiação de Cinema de Arte.
Ao receber o troféu no lugar do ator, Mendonça rasgou elogios a ele. “Eu fui muito sortudo de ter trabalhado com Wagner Moura. Ele não somente é um ator excepcional, como também é um maravilhoso ser humano. Eu adoro ele. Esse reconhecimento lhe trará muito”.
O cineasta retornou ao palco para agradecer pelo prêmio de Melhor Diretor e demonstrou orgulho. “Meu país, o Brasil, é um país cheio de beleza e estou muito orgulhoso de estar aqui esta noite para receber este prêmio. Estou muito feliz. O Festival de Cannes é a catedral do cinema neste planeta”, declarou. Confira o momento: