A atriz Isis Valverde está vivendo um momento agridoce em sua carreira internacional. Conhecida pelo talento nas novelas brasileiras, a mineira foi surpreendida com uma indicação ao Framboesa de Ouro (Golden Raspberry Awards), na categoria de Pior Atriz Coadjuvante.
A indicação vem do filme de ação ‘Código Alarum’ (Alarum), lançado no início de 2025 e disponibilizado no Brasil via streaming. Na trama, que conta com pesos-pesados como Sylvester Stallone e Scott Eastwood, a brasileira interpreta uma personagem coadjuvante em uma história sobre um casal de ex-espiões que tem sua lua de mel interrompida. Apesar da expectativa por ser o primeiro passo da atriz em Hollywood, o longa foi massacrado pela crítica devido ao roteiro considerado genérico e cheio de clichês, o que acabou arrastando quase todo o elenco principal — incluindo o próprio Stallone — para a lista de indicados do Framboesa.
A presença de uma brasileira na lista chamou a atenção nas redes sociais e despertou a curiosidade do público: afinal, o que é esse prêmio e ser indicado a ele pode “sujar” a carreira de um artista?
O que é o Framboesa de Ouro?
Criado em 1980, o Framboesa de Ouro é considerado o “anti-Oscar”. Normalmente, os indicados são anunciados um dia antes das indicações da Academia de Hollywood, e a cerimônia de “premiação” ocorre na véspera da festa do Oscar.
O objetivo é fazer uma sátira à indústria cinematográfica, elegendo os piores filmes, roteiros e atuações do ano. O troféu, que vale poucos dólares, é uma framboesa de plástico pintada de dourado. Embora seja uma brincadeira, muitos atores preferem ignorar a “honraria” enquanto outroslevam na esportiva.
Maldição ou sorte? O caso Sandra Bullock
Estar na lista do Framboesa de Ouro não significa, necessariamente, o fim do prestígio. A história de Hollywood está cheia de reviravoltas, e o caso mais emblemático é o de Sandra Bullock.
Em 2010, Bullock protagonizou uma cena histórica: Ela foi uma das poucas estrelas a comparecer à cerimônia do Framboesa de Ouro para receber seu prêmio de Pior Atriz pelo filme Maluca Paixão.
Ela subiu ao palco puxando um carrinho cheio de DVDs do filme para distribuir aos jurados, dizendo que eles não tinham assistido direito.
E o maior “plot twist” aconteceu apenas 24 horas depois, quando Bullock subiu ao palco do Dolby Theatre para receber o Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em Um Sonho Possível.
Em 2010
— 🌵 (@yosoyciara) January 5, 2020
Sandra Bullock recebeu o prêmio de pior atriz no framboesa de Ouro.
E na noite seguinte recebendo o Oscar de melhor atriz.
Rainha faz assim! pic.twitter.com/gvISHLhpUA
Halle Berry é outra estrela que também foi receber seu Framboesa pessoalmente (pelo filme Mulher-Gato), fazendo um discurso irônico e emocionante segurando seu Oscar (que havia ganhado anos antes) em uma mão e a Framboesa na outra.
Relembrando quando a Halle Berry foi receber o Framboesa de Ouro de pior atriz por Mulher-Gato (2004) e levou junto o Oscar que ganhou por A Última Ceia (2001)
— Joch6 (@IamJoch6) May 3, 2025
No discurso ela soltou essa pedrada:
"Se você não é capaz de aceitar críticas, então não é digno de receber elogios" pic.twitter.com/TIGYCL4nfN
A repercussão para Isis Valverde
A indicação de Isis Valverde coloca a atriz em uma vitrine global, ainda que controversa. Críticos apontam que, muitas vezes, o Framboesa de Ouro indica nomes populares apenas para gerar engajamento e mídia para o evento.
Resta saber se a brasileira vai entrar na brincadeira ou ignorar a indicação. O fato é que, seguindo os passos de Sandra Bullock e Halle Berry, uma framboesa no currículo pode ser apenas um detalhe curioso em uma trajetória de sucesso.
