Internautas resgataram um episódio da série médica House M.D. em que o protagonista, interpretado por Hugh Laurie, trata um paciente intoxicado por metanol. A substância é a mesma que provocou internações recentes no país. O Ministério da Saúde informou, neste sábado (4/10), que há 127 casos de intoxicação de metanol no país até o momento.
Dr. House e o episódio sobre metanol
Em meio à repercussão dos casos, fãs da série House M.D. resgataram uma cena marcante exibida há quase 20 anos. No primeiro episódio da segunda temporada, o médico Gregory House precisa salvar um paciente envenenado com metanol.
O que surpreendeu muita gente é o método usado na ficção: House decide fazer o paciente ingerir ainda mais álcool. “No episódio, o House cura o paciente dando tequila, dizendo que o etanol reagia com o metanol e tirava sua toxidade. Nunca pensei que essa informação seria útil um dia”, escreveu um internauta no X, o antigo Twitter.

Veja também
Em 2008, ainda no colégio, aluguei os DVDs de House e assisti essa aula de bioquímica sobre metanol. House S2E1. pic.twitter.com/WeKpj3L3H4
— Seu Carlos (@CarlosLaerson) September 30, 2025
Ficção ou realidade?
Apesar do tom inusitado, a cena tem base científica. Na medicina, o etanol pode ser usado como antídoto em casos de intoxicação por metanol, pois compete pela mesma enzima responsável por seu metabolismo, reduzindo a formação de compostos tóxicos. O uso de ampolas de etanol, inclusive, faz parte da estratégia do Ministério da Saúde para o tratamento de pacientes intoxicados por metanol.
Metanol e os riscos à saúde
O metanol é um tipo de álcool usado em combustíveis, solventes e produtos industriais — não destinado ao consumo humano. Mesmo pequenas quantidades podem causar cegueira, falência renal, convulsões e morte.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) alerta que o produto é incolor e inodoro, o que torna difícil identificar adulterações em bebidas.