O atacante Renato Marques, de 21 anos, está fora dos planos do América. O jogador, formado nas categorias de base do clube, não vem sendo aproveitado pelo Coelho após discutir com Eduardo Húngaro, auxiliar técnico do então treinador William Batista, durante a partida contra o Atlético-GO, no Independência.
Desde então, Renato Marques não foi relacionado para nenhuma partida do América, enquanto o clube acertou as contratações de Breno Teixeira e Arthur Souza para a posição.
O América já recebeu sondagens de clubes do Brasil e do exterior pelo futebol de Renato Marques e não descarta uma negociação do jogador na próxima janela de transferências, que começará no dia 10 de julho.
Renato Marques passou a figurar no time profissional em 2023 após boa participação na equipe Sub-20, que foi vice-campeão do Copa São Paulo de Futebol Junior, perdendo a final para o Palmeiras. O melhor momento do atacante foi em 2024, durante o Campeonato Mineiro e nas primeiras rodadas da Série B, quando anotou oito gols na temporada. Em 2025, caiu de produção, sendo utilizado algumas partidas e não balançar as redes.