Neste fim de semana, o Coelho começa sua trajetória em busca do à elite do Campeonato Brasileiro. O América enfrenta o Botafogo-SP, às 18h30, neste sábado (5/4), no Estádio Independência, pela primeira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A partida marca o retorno do Coelho aos gramados após quase um mês. A última partida foi no dia 15/3, pelo último jogo da final do Campeonato Mineiro, em que o América venceu o Atlético por 1×0.
A estreia na Série B também deve marcar a estreia de dois jogadores com a camisa do Coelho: William Dubgod e Miguelito. O atacante de 38 anos é uma das principais contratações do América para a temporada e deve figurar entre os titulares contra o Botafogo-SP. Miguelito, no entanto, deve ficar no banco e entrar no decorrer da partida.
Opinião do setorista
Confira a opinião de Vincícius Silveira, setorista do América na Rede 98:
“Para esta Série B, o América chega em uma condição diferente do ano passado. Orçamento mais enxuto e investimentos mais modestos levaram o Coelho ao vice-campeonato mineiro. Para mim, o América sanou, em um primeiro momento, um grande problema da Série B de 2024, que foi a ausência de um elenco mais competitivo. Os novos reforços qualificaram a equipe e acredito que o América vai brigar pelo acesso. Oscilações podem acontecer e são normais em um campeonato longo e ano passado este foi o grande problema do time. Se o Coelho conseguir manter o equilíbrio e fazer um bom campeonato, poderemos ter festa do acesso a Série A ao final do mês de novembro”.
Onde assistir?
Os canais ESPN (TV por assinatura) e Disney+ (Streaming) transmitem a partida.
Como chega o América?
Depois do vice-campeonato mineiro, o América teve quase um mês de trabalhos no CT Lanna Drummond para se preparar para a partida de sábado. A Série B é o único campeonato restante no calendário do Coelho para a temporada, portanto, a equipe vem focada no acesso à Série A do Brasileirão.
Com mais de dez reforços apresentados para a temporada, o América teve o time quase todo reformulado para 2025. Entre as principais contratações estão o goleiro Matheus Mendes, o lateral Mariano e o atacante William Dubgod, que deve fazer sua estreia pelo América já nesta partida.
Velhos conhecidos da torcida, os meias Alê e Benitez seguem se recuperando no Departamento Médico e são desfalques confirmados.
Provável escalação: Matheus Mendes, Mariano, Ricardo Silva, Lucão, Marlon, Kauã Diniz, Cauan Barros, Elizari, Fabinho (Miguelito), Figueiredo e Willian Dubgod.
Como chega o Botafogo-SP?
A equipe paulista teve uma participação discreta no Campeonato Paulista e não se classificou para o mata-mata da competição. Assim como o América, o último jogo do Botafogo-SP foi há mais de um mês, em derrota por 2×1 para o Novorizontino.
O treinador Márcio Zanardi deve escalar três novos jogadores para o duelo contra o Coelho: o zagueiro Rafael Milhorim, o volante Wesley Dias e o atacante Jefferson Nem. Todos reforços para 2025.
Provável escalação: João Carlos; Alisson Cassiano, Edson, Rafael Milhorim, Jeferson, Wesley Dias, Leandro Maciel, Gabriel Risso, Jonathan Cafú, Jefferson Nem e Alexandre Jesus.
Equipe de arbitragem
Árbitro: Maguielson Lima Barbosa
Auxiliares: Lucas Costa Modesto e Lehi Sousa Silva
VAR: Charly Wendy Straub Deretti
*Estagiário sob supervisão do coordenador João Renato Faria