O Atlético terá um importante reforço para a “finalíssima” do Campeonato Brasileiro Sub-17. O zagueiro Vitão, que integra o elenco profissional do alvinegro, estará à disposição do treinador Henrique Teixeira para a partida. O Galo enfrenta o Grêmio neste sábado (18/10), às 11h, na Arena MRV.
A confirmação veio após a divulgação da lista de relacionados do Atlético para o confronto contra o Corinthians, também no sábado (18/10). Vitão não viajará com o elenco para São Paulo, e sua presença na decisão contra o Grêmio foi requisitada.
📋 Veja a lista de relacionados para os nossos próximos dois desafios, diante do Corinthians, pelo Brasileiro, e Independiente Del Valle, pela Sul Americana!
— Atlético (@Atletico) October 17, 2025
#VamoGalo #CORxCAM #IDVxCAM 🏴🏳️ pic.twitter.com/Ue11gCr5iU
Clique aqui e veja a publicação do Atlético nas redes sociais.
Apesar do reforço, a participação de Vitão na final não será uma surpresa. O zagueiro disputou quatro partidas neste Brasileirão Sub-17, sendo três delas como titular. Duas delas foram na fase de mata-mata, nas quartas, contra o Flamengo, e nas semifinais, contra o Athletico Parananense. Vitão foi, inclusive, capitão do Atlético em ambos os jogos.
A missão, porém, não será fácil. Na última segunda-feira (13/10), o Atlético perdeu a partida de ida por 4 a 1 e precisa vencer por, no mínimo, três gols de diferença para levar a decisão do título aos pênaltis.
Do Sub-17 ao profissional
Atleticano “de berço”, Vitão viveu grande ascensão dentro do Galo em 2025. No início da temporada, quando ainda tinha apenas 16 anos, o zagueiro foi integrado ao Sub-20 alvinegro e foi titular da equipe que disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior.
O jovem alternou entre as categorias Sub-17 e Sub-20 ao longo do ano, mas, em agosto, realizou o sonho de infância ao ser promovido ao elenco profissional do Atlético. Em setembro, Vitão renovou contrato com o clube até 2028.
O zagueiro ainda não estreou pela equipe principal, mas já foi relacionado pelo técnico Jorge Sampaoli para três partidas.
Mesmo integrando o elenco profissional, Vitão tem apenas 17 anos e, portanto, está apto a disputar a final deste sábado (18/10). Recentemente, o jogador foi convocado para a Copa do Mundo Sub-17, no Catar.