Atlético mantém perfil na escolha de técnicos ao acertar com Sampaoli; entenda

Siga no

Galo alternou entre comandantes argentinos e brasileiros (Foto: Pedro Souza / Atlético)

Compartilhar matéria

Nesta terça-feira (2/9), o Atlético anunciou a contratação de Jorge Sampaoli como novo treinador da equipe. O argentino retorna à Cidade do Galo após cinco anos, quando deixou o clube para assumir o Olympique de Marseille, da França. O retorno de Sampaoli, porém, mantém vivo um padrão iniciado por ele próprio: a alternância entre técnicos argentinos e brasileiros no comando do Atlético.

Desde 2020, o clube segue essa sequência, sempre alternando nacionalidades. O primeiro da lista foi o próprio Sampaoli, que comandou o Atlético em 45 partidas, encerrando sua passagem com 26 vitórias, oito empates e dez derrotas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

2021

Após a saída do argentino, no início de 2021, o escolhido foi Cuca, campeão da Copa Libertadores pelo Galo em 2013. Sob seu comando, o clube viveu um dos anos mais vitoriosos de sua história, conquistando o Brasileirão e a Copa do Brasil. Cuca deixou o Atlético no fim de 2021 com 71 jogos, 48 vitórias, 14 empates e apenas nove derrotas, alegando problemas familiares.

2022

Em 2022, o argentino Antonio “Turco” Mohamed assumiu a equipe. Foram 45 partidas, com 27 vitórias, 13 empates e cinco derrotas, além da conquista da Supercopa do Brasil contra o Flamengo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Após sua demissão, Cuca retornou ao Atlético para uma curta passagem até o fim da temporada. Em 21 jogos, somou sete vitórias, sete empates e sete derrotas, cumprindo a missão de garantir a classificação para a Copa Libertadores de 2023.

2023

No início de 2023, outro argentino foi escolhido: Eduardo Coudet. Em 35 partidas, conquistou 21 vitórias, oito empates e seis derrotas. Sua saída ocorreu após divergências com a diretoria.

O substituto foi um brasileiro: Felipão. O pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira assumiu em junho de 2023 e permaneceu até março de 2024. Foram 41 jogos, com 19 vitórias, dez empates e 12 derrotas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

2024

Na sequência, Gabriel Milito assumiu o comando. O argentino levou o time às finais da Copa Libertadores e da Copa do Brasil em 2024, mas perdeu ambas e acabou demitido antes do fim do ano. Deixou o clube após 62 partidas, com 23 vitórias, 20 empates e 19 derrotas.

2025

Em 2025, Cuca voltou pela quarta vez ao Atlético. Ficou até a última sexta-feira (29/8), quando deixou o cargo após a eliminação para o Cruzeiro na Copa do Brasil. Nessa passagem, comandou o time em 47 partidas, com 22 vitórias, 13 empates e 12 derrotas.

Assim, dos últimos oito treinadores do Atlético, foram quatro argentinos e quatro brasileiros, sempre em alternância. Com o retorno de Sampaoli, o padrão se mantém, já que ele substitui Cuca.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Padrão vencedor

Mesmo com as trocas de comando nas últimas seis temporadas, o Atlético conquistou seis Campeonatos Mineiros consecutivos — feito que não acontecia havia 42 anos. Todos os técnicos que passaram pelo clube nesse período foram campeões estaduais, mesmo que alguns tenham deixado o Galo sem levantar outros troféus.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Atlético

Sampaoli retorna ao Atlético com comissão técnica de confiança; veja quem são

‘Favorito’ da torcida, Sampaoli tem segundo pior aproveitamento entre argentinos no Atlético

Pedidos de Jardim e novas promessas: o resumo da janela de transferências do Cruzeiro

Atlético brinca com o passado de Sampaoli no clube em anúncio de retorno do treinador

América vence o Avaí e quebra jejum incômodo na Série B

Ochoa vai tomar café e desaparece em meio a negociação com time espanhol

Últimas notícias

Acompanhe ao vivo o segundo dia do julgamento de Bolsonaro no STF

Anvisa proíbe anel que promete medir glicose sem perfuração

Governo adia por 2 meses recolhimento do Simples de empresas afetadas pelo tarifaço

Concurso 2.909 da Mega não tem acertador e prêmio vai a R$ 33 milhões

Sex Pistols cancela show no The Town e terá Bad Religion como substituto

Entre o pragmatismo de Minas e o populismo do Governo Federal

Feira Hippie de BH será online neste domingo; entenda

Defesa de Bolsonaro e outros três réus se apresentam nesta quarta-feira

Atlético e Sampaoli chegam a acordo para retorno do argentino