O ano de 2025 definitivamente não deixará saudades para o torcedor do Atlético, que já deposita em 2026 a esperança por dias melhores. Além do dolorido vice na Sul-Americana diante do Lanús e da eliminação para o Cruzeiro na Copa do Brasil, a campanha no Brasileirão ficará marcada como uma das piores da história recente do alvinegro.
A baixa produção ofensiva se tornou uma das marcas negativas da equipe e deve resultar no pior desempenho do Atlético desde a adoção do formato de pontos corridos, em 2003. Em 37 rodadas, o time marcou apenas 38 gols, média de pouco mais de um por jogo, ficando à frente somente do Vitória, com 34, do Ceará, com 33, e dos já rebaixados Sport e Juventude, ambos com 33.
Até aqui, as piores performances ofensivas do clube em edições do Brasileirão com 20 equipes haviam ocorrido em 2019 e 2022, temporadas em que o time marcou 45 gols. O desempenho atual é sete gols inferior ao desses dois anos. Ou seja, para evitar que 2025 se torne oficialmente sua pior campanha ofensiva na era dos pontos corridos, o Atlético precisa vencer o Vasco por ao menos oito gols de diferença na última rodada, marcada para domingo (7/12), na Arena MRV.
A melhor marca do ataque do Galo no atual formato do Campeonato Brasileiro foi registrada em 2021, ano do histórico bicampeonato após 50 anos. Naquela edição, o time marcou 67 gols em 38 partidas.
Para efeito de comparação, até mesmo em 2005, ano em que o clube foi rebaixado para a segunda divisão, o ataque teve produção superior à de 2025. Na ocasião, marcou 54 gols em 42 rodadas, média de 1,28 por partida, terminando o campeonato na 20ª colocação entre 22 participantes.
Galo ainda luta por vaga na Sula
Acostumado a disputar a Libertadores nos últimos anos, o Atlético terá de se contentar novamente com a Sul-Americana em 2026. No entanto, a vaga ainda não está garantida e depende de um bom resultado na última rodada do Brasileirão ou de tropeços dos rivais diretos na disputa.
Atualmente, o clube ocupa a 13ª colocação e está dentro da zona de classificação para o torneio. Mesmo assim, Santos, Ceará e Fortaleza, que também lutam contra o rebaixamento, podem ultrapassar o Atlético em caso de vitória em seus confrontos finais.
