O empate em 1 a 1 contra o Santos, neste domingo (14/9), na Arena MRV, teve gosto de derrota para o torcedor atleticano. Após abrir o placar e jogar boa parte do segundo tempo com um jogador a mais, o Atlético viu o adversário empatar em pênalti convertido por Tiquinho Soares, após vacilo de Lyanco.
Com o resultado, o Galo chegou aos 25 pontos e ampliou o jejum no Brasileirão: já são cinco rodadas sem vitória, com dois empates e três derrotas.
Dentro de casa, a campanha também preocupa. Em nove jogos disputados em seus domínios, foram quatro vitórias, quatro empates e uma derrota. O desempenho coloca o time apenas na 15ª posição entre os mandantes, à frente de Grêmio, Fortaleza, Vasco, Santos e Sport.
Desde a retomada do campeonato, após a parada para o Mundial, a situação se agravou. Em nove partidas, o Atlético venceu apenas uma, perdeu seis e empatou duas, com aproveitamento de 18,5%. Antes da pausa o Galo ocupava a 7ª colocação e brigava diretamente por uma vaga na Libertadores.
Panorama geral no Brasileirão
Atualmente, o Galo ocupa a 13ª colocação no Campeonato Brasileiro, com seis vitórias, sete empates e oito derrotas — um aproveitamento de 39,6%.
O cenário, porém, tende a melhorar. O Atlético tem dois jogos a menos em relação à maioria dos concorrentes diretos na luta contra o Z-4 e ainda enfrentará Sport e Fortaleza em casa, partidas consideradas ‘acessíveis’ para buscar pontos e se afastar da parte de baixo da tabela.