A quarta passagem do técnico Cuca pelo Atlético chegou ao fim nesta sexta-feira (29/8). A rescisão ocorreu após uma sequência de resultados negativos da equipe, sendo a “gota d’água” a derrota para o rival Cruzeiro na quarta (27/8), pela Copa do Brasil. Agora, o clube parte em busca de um novo treinador.
A lista de opções disponíveis no mercado é extensa, com “velhos conhecidos” do Galo e nomes que chegariam como novidade. Entretanto, as alternativas também podem deixar a torcida apreensiva, afinal, o novo treinador terá o desafio de reerguer o time em muito pouco tempo, antes das decisões nas Copas.
Será que há gente competente? Veja uma lista de técnicos disponíveis no mercado.
Ramón Diaz
O treinador Ramón Díaz, campeão do Paulistão 2025 pelo Corinthians, pediu demissão do Olimpia no último domingo (24/8) e é uma opção para a diretoria do Galo. No entanto, para contar com o treinador no plantão, o Atlético terá que disputar a contratação com outros clubes brasileiros. Há rumores de que o argentino também esteja na mira do Vitória e do Internacional.

Tite
Ex-treinador da Seleção Brasileira, Tite pode ser uma aposta da diretoria do Galo. Atualmente, o gaúcho não comanda clube algum. O último trabalho de Tite foi pelo Flamengo, onde permaneceu de 2023 a 2024. Por lá, o treinador disputou 70 jogos — venceu 42, perdeu 16 e empatou 12.

Fábio Carrille
Fábio Carrille é outra alternativa para a gestão alvinegra. O técnico foi demitido do Vitória nessa terça-feira (26/8), horas após a derrota para o Flamengo por 8 a 0, a maior goleada da história dos pontos corridos do Brasileirão. Entretanto, a contratação do treinador paulista imediatamente depois do resultado negativo pela equipe rubro-negra poderia conturbar ainda mais os bastidores do Galo.

Sampaoli
Parte da torcida do Atlético vê a saíde do Cuca como oportunidade para a volta do argentino Jorge Sampaoli, que treinou a equipe mineira entre 2020 e 2021 e está sem clube atualmente. Pelo Galo, o treinador disputou 45 partidas — venceu 25, perdeu 10 e empatou nove — e conquistou o Campeonato Mineiro de 2020.

Vanderlei Luxemburgo
Outro técnico atualmente sem clube é Vanderlei Luxemburgo, recordista de títulos do Brasileirão ao lado de Lula — ao todo, são cinco. O último trabalho de Luxa foi em 2023, no Corinthians, onde disputou 38 partidas e teve 48% de aproveitamento.

Luís Zubeldía
O Galo também pode tentar a contratação de Luís Zubeldía, ex-São Paulo. O argentino comandou o Tricolor do Morumbi por duas temporadas: 2024 e 2025. Antes, treinou Lanús e Racing, da Argentina. No futebol sul-americano, passou ainda por Cerro Porteño e Barcelona do Equador.

Lisca
O gaúcho Lisca também pode ser uma opção para a diretoria do Galo. O treinador está sem clube desde 2024, na última passagem pelo América, vizinho do Atlético. Lisca lidera a lista de treinadores ganhadores de campeonatos estaduais no século XXI, com nove conquistas, empatado com Givanildo Oliveira.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/5/B/qt94AyRBKQI3Px3llL3Q/agif2410282309083.jpeg)
Outros nomes
A lista de técnicos possíveis ainda tem:
- Álvaro Pacheco;
- Carlos Carvalhal;
- Celso Roth;
- Claudio Tencati;
- Cleber Xavier;
- Diego Alonso;
- Dunga;
- Gustavo Quinteros;
- Martín Anselmi;
- Maurício Barbieri;
- Paulo Bento;
- Pepa; entre outros.