O Cruzeiro entra em campo contra o CRB, nesta quarta-feira (29/7), pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Mais do que a vaga, a Raposa busca se classificar às quartas de final da competição pela primeira vez em cinco anos.
A última vez que o Cruzeiro chegou às quartas de final da Copa do Brasil foi em 2019. Na ocasião, o time celeste venceu seu maior rival, o Atlético, nas quartas, mas foi eliminado nas semifinais após duas derrotas para o Internacional.
Desde então, a Raposa não conseguiu avançar das oitavas. Em 2020, foi eliminada justamente pelo CRB, na terceira fase da Copa do Brasil. A equipe alagoana venceu o Cruzeiro no Mineirão por 2 a 0 e empatou no estádio Rei Pelé, em Alagoas.
Em 2021, o Cruzeiro caiu novamente na terceira fase. O algoz celeste, desta vez, foi a Juazeirense. A Raposa até venceu o jogo de ida por 1 a 0, mas perdeu pelo mesmo placar na Bahia e foi eliminada nos pênaltis.
Na temporada seguinte, em 2022, o Cruzeiro conseguiu retornar às oitavas de final, mas foi eliminado pelo Fluminense. Na ida, derrota por 2 a 1 para o Tricolor no Maracanã; na volta, o Flu aplicou um sonoro 3 a 0 no Mineirão e avançou às quartas.
Em 2023, o Cruzeiro foi novamente eliminado nas oitavas. No duelo contra o Grêmio, a Raposa conseguiu um empate no Rio Grande do Sul, mas não foi superior em Belo Horizonte e acabou eliminada após derrota por 1 a 0 no Mineirão.
No ano passado, ocorreu talvez a eliminação mais traumática para o torcedor cruzeirense. O Cruzeiro foi eliminado pelo modesto Sousa, da Paraíba, ainda na primeira fase da competição. Fora de casa, a Raposa foi superada por 2 a 0 e deu adeus ao torneio precocemente.
Na atual edição, o Cruzeiro começou na terceira fase, eliminando o Vila Nova (GO). O time celeste venceu o jogo de ida por 3 a 0 fora de casa e confirmou a vaga nas oitavas após vitória por 2 a 0 no Mineirão.
*Estagiário sob supervisão do coordenador Roberth Costa