Contratado em 2025, Joaquim Pinto vem ganhando cada vez mais prestígio dentro do Cruzeiro. Nesta segunda-feira (1º/12), o português foi anunciado como novo diretor esportivo do clube e também teve seu contrato renovado.
Segundo apuração do colunista da Rede 98, Samuel Venâncio, o vínculo de Joaquim Pinto — que terminaria em dezembro de 2027 — foi prorrogado até o fim de 2028. Os valores do novo acordo não foram divulgados, mas o português recebeu uma valorização salarial.
Clique aqui e assista na íntegra.
Nova função
A renovação tem relação direta com a nova função que Joaquim Pinto passará a exercer no Cruzeiro. Nesta segunda-feira (1º/12), o clube celeste anunciou mudanças no departamento de futebol: o executivo de futebol Paulo Pelaipe deixou a Raposa, e Joaquim Pinto foi promovido a diretor esportivo. Além dele, Rodrigo Ramos também foi promovido a gerente executivo de futebol.
Segundo Samuel Venâncio, as mudanças não devem alterar a estrutura interna do futebol cruzeirense, uma vez que Joaquim, como gerente do departamento de scout, já era o responsável pelas negociações do clube no mercado, enquanto Rodrigo tratava diariamente de questões relacionadas à gestão da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro.
Joaquim Pinto pelo Cruzeiro
Joaquim Pinto chegou ao Cruzeiro em junho deste ano para assumir a gerência do departamento de scouting do clube. O português foi um dos responsáveis pela indicação das contratações de Arroyo, Sinisterra e Néiser Villarreal.
