O Cruzeiro engrenou na temporada, e o ponto alto do bom momento celeste foi a goleada aplicada sobre o Sport por 4 x 0, neste domingo (12/05), pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Após a atuação de gala, o treinador da Raposa, Leonardo Jardim, enumerou os principais fatores para a evolução do Cruzeiro neste momento da temporada.
“Trabalhamos um mês para que essa intensidade fosse possível dentro de campo. Tentamos encontrar as peças para uma estratégia e, aos poucos, fomos corrigindo com os jogadores que se adaptassem melhor a essa proposta”, afirmou.
A virada de chave celeste começou com a mudança tática promovida por Leonardo Jardim, na terceira rodada do Brasileirão, no empate frente ao São Paulo. Nomes como Dudu e Gabigol perderam espaço no time titular — a reserva, inclusive, culminou na saída do ex-camisa 7. “Há jogadores aqui que não estão jogando e que têm muita qualidade. Mas, em termos de estratégia, temos que optar por outros. Às vezes, não se fala em qualidade, e sim em perfil para a estratégia que pretendemos”, disse Jardim.
Desde então, o time celeste disputou nove jogos por todas as competições e somou cinco vitórias, dois empates e duas derrotas. Na Copa Sul-Americana, a Raposa foi eliminada na fase de grupos. No Campeonato Brasileiro, a equipe comandada por Leonardo Jardim está no G4. Já na Copa do Brasil, o time tem vantagem sobre o Vila Nova-GO para o jogo de volta, válido pela terceira fase da competição.
Pensando no clássico
Com o resultado de 4 x 0 sobre o Sport, Jardim promoveu alterações já de olho no clássico contra o Atlético, no próximo domingo, 18 de maio, no Mineirão, às 20h30. “Não vou dizer que não houve gestão de alguns jogadores. O objetivo era a vitória, mas, no momento em que estávamos vencendo por 4 a 0 e podíamos poupar atletas para termos o plantel disponível para o próximo jogo, assim fizemos”, finalizou.
Das cinco substituições feitas por Jardim, quatro foram para poupar titulares que estão pendurados com dois cartões amarelos e que poderiam desfalcar a equipe no jogo de domingo: o zagueiro Villalba, os meias Christian e Matheus Pereira, além do atacante Kaio Jorge.