PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Clube de James Rodríguez é excluído do Mundial; substituto ainda será anunciado

Siga no

FIFA bane clube de James Rodríguez do Mundial por ter mesmo dono do Pachuca (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Compartilhar matéria

O León, do México, foi excluído do Mundial da FIFA. O motivo é que a equipe do astro James Rodríguez tem o mesmo proprietário do Pachuca, o que não é permitido pelo regulamento da competição.

A confirmação da exclusão do clube, que estava no Grupo D, ao lado de Chelsea e Espérance, foi feita nesta sexta-feira (21/03) pela própria FIFA. A entidade, no entanto, ainda não anunciou o substituto para a vaga.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Após avaliar todas as evidências do caso, o presidente do Comitê de Apelações da FIFA decidiu que tanto o Pachuca quanto o León não atendem aos critérios de propriedade multiclube estabelecidos no regulamento do Mundial de Clubes da FIFA. Nos termos, a FIFA decidiu não admitir o León na competição e anunciará o clube que o substituirá em seu devido tempo”, diz o comunicado da entidade.

Tanto Pachuca quanto León já haviam sido avisados sobre a investigação. De acordo com o regulamento do Mundial, é proibida a participação de duas equipes com o mesmo proprietário. A FIFA chegou a conceder aos donos dos clubes mexicanos o direito de tentar convencer a entidade a liberar a participação de ambos.

“A FIFA toma nota da decisão do Comitê de Apelações da FIFA, que seguiu um processo independente. A integridade de todas as competições é primordial, e mais detalhes serão fornecidos no devido tempo, de acordo com o artigo 10.4 do Regulamento da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025”, finalizou a entidade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O que diz o Pachuca

“Estamos inconformados com a decisão e apelaremos até as últimas instâncias. Todas as provas e a documentação que demonstram nossa independência administrativa e esportiva foram apresentadas com absoluta oportunidade e transparência. Será o Secretário-Geral da entidade quem decidirá qual dos clubes não participará. Em nosso caso, defenderemos o que foi conquistado em campo de maneira justa, profissional e com apego às regras da competição”, declarou o Pachuca em comunicado oficial, também divulgado nesta sexta-feira.

León e Pachuca pertencem ao conglomerado de clubes de Jesús Martínez Patiño. O empresário também é dono do Zacatecas e do Coyotes de Tlaxcala, além do Talleres, da Argentina, e do Everton, do Chile.

Quem pode substituir

A FIFA ainda não confirmou quem irá substituir o León no Mundial. A expectativa é de que a vaga permaneça com algum clube da Confederação da América Central e do Norte (Concacaf).

Há discussões sobre qual clube do continente pode herdar a vaga. Se for levado em consideração apenas o ranking da Concacaf, o América do México seria um dos candidatos, já que é o terceiro colocado, atrás de Monterrey e León. No entanto, o regulamento do Mundial não permite a participação de mais de dois clubes do mesmo país, salvo em casos de campeões continentais nas últimas quatro temporadas, como ocorre com o Brasil.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Diante desse cenário, o Alajuelense, da Costa Rica, é o clube não mexicano e não norte-americano melhor posicionado no ranking da FIFA. A equipe tenta, por meio dos tribunais, garantir sua vaga no torneio.

Ranking da Concacaf levando em conta pela Fifa para definir participantes do Mundial (Foto: Reprodução)

O time costarriquenho recorreu inicialmente à FIFA e depois levou o caso ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS, na sigla em inglês). Como o caso chegou à instância máxima da justiça desportiva, a FIFA deve considerar a decisão do TAS para confirmar o clube que ocupará a vaga deixada pelo León.

Compartilhar matéria

Siga no

Rafa Silveira

Jornalista formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Durante dois anos, foi produtor e redator do programa 98 Esportes, até migrar, em 2024, para a equipe digital da emissora. Hoje, dedica-se à cobertura do futebol brasileiro e internacional, fazendo do jornalismo esportivo sua grande paixão.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Esportes

Aposta ousada: Chelsea acerta com novo treinador em contrato de seis anos e meio

Thiago Silva retorna ao Porto após passagem pelo Fluminense

Fausto Vera deixa o Atlético e é contratado pelo River Plate para a próxima temporada

Lateral ex-Fluminense é morto em atentado no Equador

Nos pênaltis, Flamengo perde para PSG e fica com o vice no Intercontinental de Clubes da FIFA

Índia inaugura estátua gigante de 21 metros em homenagem a Messi

Últimas notícias

Indicação de Fernanda Torres ao Oscar está entre mais inspiradoras do século 21, diz ‘Variety’

Brasileiros publicam maior estudo já feito no mundo sobre sequelas do zika

Saldo da balança comercial tem recorde em dezembro mas encolhe em 2025

Diretor do Atlético revela status de negociações com Juninho Capixaba e Maycon

‘O Cruzeiro precisa muito dele’: Spindel trata Kaio Jorge como ‘peça fundamental’ no projeto do clube

Conecta News: cibersegurança e o valor estratégico dos dados

Paulo Bracks confirma proposta por Rony, mas avisa: ‘não vamos rifar’

Moraes nega transferência de Bolsonaro a hospital; PL repudia decisão

Bracks abre o jogo sobre Hulk no Galo: ‘Ninguém do Atlético quer que ele saia’