O Campeonato Mineiro pode ter mudanças no formato a partir de 2026. Com as alterações no calendário do futebol brasileiro, divulgadas na última quarta-feira (1/10), os estaduais terão apenas 11 datas disponíveis. No caso de Minas Gerais, o torneio utiliza atualmente 12 datas, o que implicaria na redução de jogos da competição.
Em entrevista exclusiva à Rede 98, Gabriel Cunha, diretor de competições da Federação Mineira de Futebol (FMF), revelou a possibilidade de uma final única no estadual a partir da próxima temporada.
“Existe essa possibilidade, sim. Só que é importante deixar claro: quem decide o formato da competição são os clubes, no Conselho Técnico. Então, se os clubes decidirem que a melhor forma é a final única, assim será.”

Veja também
Com a decisão nas mãos dos clubes, Gabriel também destacou que a final única não é o único caminho e apresentou outras alternativas de mudança no formato da competição.
“Existem outras possibilidades. Um exemplo: se os clubes decidirem que o melhor formato é a semifinal única, podem optar por essa maneira. É um caminho possível também, assim como diversos outros formatos que se possa imaginar. Aí vai da criatividade e do desejo dos próprios clubes participantes.”
Mineiro “enxuto”
Durante a entrevista, Gabriel afirmou que a mudança no calendário vai “impactar muito menos” a federação mineira do que outras federações, já que o Campeonato Mineiro é, segundo ele, um “campeonato mais enxuto”.
Até 2025, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) disponibilizou 16 datas para as federações estaduais. Gabriel lembrou que, há três anos, o Campeonato Mineiro utiliza apenas 12 dessas 16 datas. Assim, as mudanças definidas pela CBF vão retirar apenas uma data da FMF, ao invés de quatro, como pode ocorrer com outras federações.
De acordo com o novo calendário do futebol brasileiro, os estaduais devem começar em 11 de janeiro de 2026, com a final marcada para o dia 8 de março.