Coimbra anuncia acordo de 12 anos com o Porto, de Portugal

Siga no

Clube mineiro tem como foco principal a formação e negociação de jovens atletas (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Compartilhar matéria

O Coimbra anunciou, nesta terça-feira (25/02), um acordo de parceria com o Porto, de Portugal. A parceria entre os clubes vai promover mudanças na formação de atletas da equipe mineira, que agora contará com um coordenador técnico do Porto. Ele será responsável pela implementação das metodologias de treino e pela definição do plano de formação do Coimbra.

Além de mudanças nas metodologias de trabalho com os atletas em formação da equipe mineira, a parceria também vai promover mudanças visuais no Coimbra, que contará com o nome “FC Porto” em seu escudo e o emblema da equipe portuguesa no uniforme.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A parceria entre as duas equipes será válida por 12 anos. Durante este período, o Porto participará de todas as decisões estruturantes do Coimbra, como as relacionadas à estratégia de formação, prospecção de talentos e recrutamento, ocupação de cargos executivos e desportivos e até mesmo questões orçamentais.

“Vamos crescer nesta parceria que é desportiva, que é social, que é educativa, que é estratégica, pelo facto de a marca FC Porto assentar bem forte no Brasil, em Belo Horizonte e em Minas Gerais”, disse André Villas-Boas, presidente do FC Porto

Parceria “conhecida”

O atual presidente do Coimbra e “dono” do clube desde 2006 é Ricardo Guimarães, acionista da SAF do Atlético e um velho conhecido dentro do Porto.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em setembro de 2023, Ricardo recebeu o “Dragão de Honra”, principal honraria concedida pelo clube português, por ter sido principal responsável pela construção do Museu do Porto, que completava dez anos de funcionamento na época. Além da ajuda financeira, Ricardo sempre declarou sua torcida ao clube português.

“Estar aqui hoje e receber essa grande honraria, que é o Dragão de Honra, é um motivo de muito orgulho. Orgulho para mim, para a minha esposa Cláudia, para os meu filhos e para o banco BMG. Ainda mais nessa noite de gala que também comemora os 130 de histórias e glórias do Futebol Clube do Porto”, disse o empresário na cerimônia de comemoração.

O Coimbra foi fundado em 1986 e adquirido pelo Banco BMG, o qual pertence a Ricardo Guimarães, em 2006. O time, que atualmente tem sede em Contagem, viveu seu melhor momento em 2020 e 2021, anos em que disputou a primeira divisão do Campeonato Mineiro.

O foco do clube é a formação de jovens atletas e promover negociações envolvendo os jogadores. Atualmente, a Águia Metropolitana, como é carinhosamente chamado, se destaca nas categorias sub-15, sub-17 e sub-20 e se transformou em SAF no início de 2024.

Ricardo Guimarães comentou sobre a parceria entre Porto e Coimbra e como isso impacta na formação dos jovens atletas:

“Significa muito. É um passo muito importante na vida do Coimbra ter uma parceria desta dimensão com um clube mundialmente conhecido como o FC Porto. Temos como objetivo procurar a excelência, já que queremos fazer um trabalho no Brasil de prospeção. O Brasil é um viveiro de atletas e nós queremos juntar essa oportunidade que temos com a metodologia de sucesso que existe no FC Porto. Acredito que vai ser uma parceria boa para ambas as partes”, disse.

Nos últimos anos, o Coimbra tinha parceria com o Benfica, maior rival do Porto, que acabou em 2021.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Futebol em Minas

Amarelo Sem Cadeiras: audiência pública discute retorno da ‘geral’ no Mineirão

Cruzeiro empata sem gols com o Unión-ARG e encerra participação na Copa Sul-Americana

América consegue efeito suspensivo para o meio-campo Miguelito

Atlético e Corinthians empatam sem gols na Arena MRV

Cruzeiro vence novamente o Vila Nova e se classifica na Copa do Brasil

Cruzeiro x Atlético: onde assistir e como chegam os rivais para o clássico

Últimas notícias

Motta aciona o Itamaraty para garantir a retirada segura de prefeitos brasileiros em Israel

Gui e Gabi! Casal de chefs do Okinaki e Paral-lel, em BH, no cozinha do Matula 98

Reginaldo Lopes defende redutor da dívida de Minas e critica postura de Zema diante do Propag

‘Olha o rato’: Arana captura roedor após ‘caçada’ com queijo e babá eletrônica

Aiatolá do Irã promete punição “amarga e dolorosa” contra Israel

Prefeito de BH abrigado em bunker: a agenda que levou Álvaro Damião a Israel

Irã diz que exercerá direito de autodefesa e fala em ‘resposta decisiva’

Lula quer transformar mentiras em verdades

VÍDEO: Prefeito de Belo Horizonte mostra bunker em que está abrigado após Israel bombardear o Irã