Um dia histórico para Cabo Verde. A seleção cabo-verdiana venceu o Essuatini por 3 a 0 nesta segunda-feira (13/10) e conquistou uma vaga inédita na Copa do Mundo de 2026. É a primeira vez que o país se classifica para o Mundial.
Estamos no 𝗠𝗨𝗡𝗗𝗜𝗔𝗟 2️⃣0️⃣2️⃣6️⃣!!!!!
— Federação Cabo-verdiana de Futebol (@fcfcomunica) October 13, 2025
1️⃣0️⃣ Ilhas
1️⃣ Nação
1️⃣ Sonho realizado https://t.co/UZCpdeWnj1
—–#FIFAWorldCup | #FIFAWorldCup2026 | #CaboVerde | #TubarõesAzuis | pic.twitter.com/gDatLSlgbc
Clique aqui e veja a publicação de Cabo Verde nas redes sociais.
A classificação veio após uma campanha inesperada nas Eliminatórias. Cabo Verde estava no Grupo D das Eliminatórias Africanas, ao lado de Camarões, Líbia e Angola. Mesmo com o favoritismo dos camaroneses, os Tubarões Azuis tiveram apenas uma derrota em dez jogos e terminaram na primeira colocação, com 23 pontos.
A classificação inédita entra não apenas para a história do país, mas também para a da Copa do Mundo. Cabo Verde é o menor país em área a se classificar para o torneio. O arquipélago de dez ilhas, localizado no noroeste da África, possui apenas 4.000 km² e supera Trinidad e Tobago — que disputou a Copa do Mundo de 2006 e tem 5.128 km².
O número de habitantes também representa um recorde. Com 560 mil habitantes, Cabo Verde se torna o segundo país de menor população a disputar o Mundial. O recorde pertence à Islândia, que participou da Copa de 2018, com cerca de 300 mil habitantes.
Cabo Verde é o 22º país a se classificar para a Copa do Mundo de 2026. Veja a lista completa:
Canadá
Estados Unidos
México
Argentina
Irã
Japão
Nova Zelândia
Jordânia
Uzbequistão
Coreia do Sul
Austrália
Brasil
Equador
Uruguai
Colômbia
Paraguai
Marrocos
Tunísia
Egito
Argélia
Gana
Cabo Verde