Mineiro de Curvelo brilha pela Seleção Espanhola e é rival de CR7 na Arábia

Siga no

O meia Miguel Carvalho, de 20 anos, vem conquistando espaço na Seleção Espanhola sub-21 e chamou atenção atuando pelo Al-Hazem, da primeira divisão da Arábia Saudita. (Foto: Arquivo Pessoal)

Compartilhar matéria

Um jovem mineiro tem se destacado e chamado atenção no futebol internacional durante esta Data Fifa: trata-se do meia Miguel Carvalho, de 20 anos, atualmente jogador do Al-Hazem, da primeira divisão da Arábia Saudita. Natural de Curvelo, na região central de Minas Gerais, Miguel se mudou para a Espanha aos 8 anos e nunca atuou profissionalmente por clubes brasileiros.

Após receber a cidadania, optou por defender a Seleção Espanhola de base, onde é presença constante nas convocações desde os 17 anos. Seu único contato com o futebol no Brasil foi na escolinha do tio, o ex-atacante Euller, o Filho do Vento, sua grande inspiração no futebol.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Ele recebeu a cidadania espanhola, não pelo tempo de residência no país, mas por Carta de Naturaleza. O benefício é concedido por decreto real a pessoas em casos excepcionais, que possuam alguma habilidade notória — como foi o caso de Miguel. Até hoje, o único jogador que havia recebido esse benefício foi Ansu Fati, do Barcelona, atualmente emprestado ao Monaco”, revelou Clayton Viana, pai de Miguel, em entrevista à Rede 98.

Em 2013, aos 8 anos de idade, o jogador chegou a ser chamado para um período de treinos no Barcelona e impressionou a comissão técnica, ficando próximo de ser contratado pelo gigante catalão. No entanto, uma punição da FIFA ao clube — que o impediu de registrar novos atletas nas categorias de base — acabou barrando a chegada definitiva de Miguel ao Barça.

Após o sonho frustrado, Miguel ingressou nas categorias de base do Espanyol, onde se destacou e foi dono da camisa 10. Apesar do talento, nunca chegou a jogar pelo time profissional, atuando apenas pelo Espanyol B, que disputa divisões inferiores do campeonato espanhol.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No início do ano, desembarcou no futebol saudita, após ser vendido pelo clube catalão. O clube comprador foi o Al-Qadsiah, da elite do campeonato nacional e que conta com estrelas do futebol mundial. Para ganhar rodagem, está em período de empréstimo ao Al-Hazem, também da primeira divisão.

Destaque na Data FIFA

Durante o empréstimo, tem chamado a atenção de outras equipes do Oriente Médio e segue defendendo a Seleção Espanhola, na categoria sub-21, vestindo a mítica camisa 8. O número, que já foi de Xavi e é vestido por Pedri na Seleção Principal, também tem o mineiro como dono, ainda que na base.

Miguel foi chamado pelo técnico David Gordo para amistosos contra Noruega e Finlândia. Na última sexta-feira (10/10), deixou seu gol contra a seleção norueguesa na vitória por 4 a 1. Ele saiu do banco de reservas e atuou por todo o segundo tempo do duelo.

A partida contra a Finlândia acontece nesta terça-feira (14/10), às 16h30 (de Brasília).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ansiedade pelo duelo contra Cristiano Ronaldo

Clayton Carvalho também revelou à reportagem a ansiedade do filho para o confronto contra o Al-Nassr, equipe de Cristiano Ronaldo e outras estrelas do futebol mundial.

“Está com a ansiedade à mil. Quer voltar logo da Seleção para treinar com os companheiros e estar à disposição para o jogo do próximo dia 25. Vai ser meio difícil, mas também vai tentar trocar camisas com Cristiano Ronaldo”, disse Clayton.

Além de CR7, o Al-Nassr conta com astros como Sadio Mané, João Félix e Kingsley Coman, sob o comando do português Jorge Jesus, que fez história no Flamengo em 2019. Os brasileiros Bento, da Seleção, Ângelo e Wesley também defendem o próximo rival de Miguel.

Futuro em aberto

Segundo o pai, Miguel esteve perto de defender um clube mineiro — cujo nome não foi revelado — neste ano. As negociações estavam avançadas, mas não se concretizaram devido à proposta atraente da Arábia Saudita.

Apesar disso, defender um clube brasileiro continua sendo uma possibilidade para Miguel e seu staff. O exemplo citado é o de Alexsander, vendido jovem ao Al-Ahli, também da Arábia Saudita, que retornou ao Brasil para defender o Atlético, conquistando mais visibilidade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Por ainda não ter atuado pela seleção principal da Espanha, Miguel também pode ser convocado pela Seleção Brasileira no futuro. Caso a CBF manifeste interesse, a situação será ‘cuidadosamente avaliada’ pelo jogador, afirmou o pai.

Inspirações no futebol

De acordo com Clayton, a maior inspiração de Miguel é seu tio, Euller, que marcou época no futebol brasileiro entre o fim dos anos 1990 e início dos anos 2000.

Durante a carreira, Euller se destacou no Palmeiras, conquistando a Copa Libertadores de 1997, e também brilhou por Vasco, São Paulo e América-MG. Em Minas Gerais, passou pelo Atlético, onde foi campeão do Campeonato Mineiro de 1995.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além do tio, Miguel tem como referência o meia Kevin De Bruyne, atualmente no Napoli. O jovem se inspira na semelhança física com o belga e admira o talento de De Bruyne como camisa 10.

Compartilhar matéria

Siga no

Arthur Albuquerque

Jornalista que cobre o dia a dia do futebol brasileiro para o digital da Rede 98. Acumula passagem pela TV Alterosa entre 2021 e 2023.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Futebol no Mundo

Com três gols de Tardelli, time Ronaldinho leva a melhor em Desafio de Gigantes no Mineirão

Atlético derrota o Sport Recife em jogo adiado do Brasileirão

Morre Miguel Ángel Russo, técnico do Boca Júniors, aos 69 anos

América encara o Vila Nova no Independência

‘Vale Tudo’ no Gigante da Pampulha: Mineirão vai dar ingressos para quem acertar o assassino de Odete Roitman

Você no ‘Desafio de Gigantes’: Concorra a um par de ingressos para assistir Ronaldinho e Alex em campo novamente

Últimas notícias

Inscrições para casamento comunitário na Arena MRV vão até sexta-feira

STF inicia julgamento do Núcleo 4 com sete réus acusados de tentativa de golpe de Estado

Carnaval de BH 2026: prazo para cadastro de blocos é prorrogado até 18 de outubro

No STF, Moraes nega pedido de Bolsonaro para revogar prisão domiciliar

Moraes nega pedido de Bolsonaro para revogar prisão domiciliar por risco de fuga

Uemg abre inscrições para o Vestibular EaD 2026 com 350 vagas gratuitas em três cursos

PROMO RELÂMPAGO: Concorra a ingressos para o clássico entre Atlético e Cruzeiro na Arena MRV

Protesto interrompe discurso de Trump no Parlamento de Israel

Atlético adia cirurgia e deve contar com Iván Román no clássico