Crise na CBF: federações rompem com Ednaldo e articulam novo comando

Siga no

Federações rompem com atual modelo da CBF e propõem mudança estrutural (Foto: Divulgação/CBF)

Compartilhar matéria

As federações estaduais de futebol deram o primeiro passo rumo à sucessão na CBF. Na noite desta quinta-feira (15), 19 entidades divulgaram um manifesto público em defesa da renovação e descentralização do futebol brasileiro, sem mencionar o nome de Ednaldo Rodrigues, destituído do cargo por decisão judicial horas antes.

Essas 19 federações estiveram entre as que apoiaram, de forma maciça, Ednaldo na eleição realizada em março deste ano. No total, o então presidente da CBF contou com o apoio das 27 federações estaduais do país, além de todos os clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na tarde de quinta-feira, Ednaldo foi destituído da presidência da CBF por decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). O despacho judicial determinou que Fernando Sarney, atual vice-presidente da CBF, assuma como interventor, com a missão urgente de convocar novas eleições no prazo de 30 dias.

Poucas horas depois, o movimento político teve início nos bastidores, já com seu principal resultado público: o “Manifesto pela estabilidade, renovação e descentralização do futebol brasileiro”, subscrito por presidentes de 19 federações.

“O futebol brasileiro vive um momento decisivo. É urgente enfrentar desafios estruturais que, há anos, limitam o potencial do nosso futebol. Precisamos de um calendário equilibrado, arbitragem profissionalizada, gramados de qualidade, segurança nos estádios e competições fortalecidas”, inicia o documento.

Os dirigentes estaduais pedem estabilidade à CBF e criticam a “estrutura excessivamente centralizada” da entidade. “É fundamental garantir estabilidade institucional à CBF. Precisamos virar a atual página de judicialização e instabilidade que, há mais de uma década, compromete o bom funcionamento da entidade e o avanço do futebol brasileiro. É também momento de resgatar a autonomia interna da CBF, hoje sufocada por uma estrutura excessivamente centralizada e desconectada das instâncias que compõem o ecossistema do futebol nacional.”

O movimento indica que o grupo de 19 federações caminhará unido na busca por um candidato no próximo pleito, ao tratar da “renovação”: “Além da estabilidade, o cenário exige uma renovação de ideias, de práticas e de lideranças, bem como a profissionalização definitiva das estruturas de gestão. A CBF precisa ser exemplo de governança, eficiência e transparência — e também precisa voltar a ser a casa de todos que constroem o futebol brasileiro, com um ambiente saudável, inspirador e descentralizado, em que cada um possa contribuir ativamente para a melhoria do esporte que constitui verdadeiro patrimônio nacional.”

O documento não cita nomes, mas, nos bastidores, ganha força o nome de Samir Xaud, presidente eleito da Federação Roraimense (FRF). “Assumimos o compromisso de construir uma candidatura à presidência e às vice-presidências da CBF comprometida com um novo ciclo para o futebol brasileiro: mais democrático, mais integrado e mais aberto à participação de todos. Queremos uma CBF forte, querida por dentro, admirada por fora — e novamente amada por todos que fazem do futebol a alma do nosso país.

Compartilhar matéria

Siga no

Mais de Entretenimento

Mais de Seleção Brasileira

Atlético mira Juan Portilla e Tomás Molina: ‘vasculhar o mercado sul-americano’

Veja 10 jogadores do Brasileirão que podem assinar pré-contrato a partir desta terça (1º/7)

Felipe Neto paga R$ 97 mil em camisa usada por atacante do Botafogo no Mundial

Atleta Wanda dos Santos morre aos 93 anos em São Paulo

30 de junho de 2002: o dia em que o Brasil virou pentacampeão

Fluminense vence a Inter de Milão e avança às quartas do Mundial

Últimas notícias

Trump responde se vai deportar Musk e ameaça usar Doge: ‘Monstro que vai comer o Elon’

AGU vai ao STF para reverter derrubada de decreto do IOF

Professores de BH seguem em greve após assembleia na Afonso Pena

Black Sabbath libera raridades da fase pré-heavy metal

Instagram e Spotify se unem para colocar sua trilha sonora no topo das conversas

Arraial de Belô terá shows de Fafá de Belém, Naiara Azevedo e mais

Professores em greve se reúnem em assembleia na Afonso Pena e bloqueiam trânsito no Centro de BH

Parque Municipal de BH tem horário de funcionamento reduzido a partir de hoje

Dia Mundial da Fruta: manga é a mais exportada do Brasil; veja receitas