Ao vivo

Ednaldo Rodrigues tenta barrar novo afastamento da presidência da CBF

Siga no

Presidente afastado da CBF pede que Justiça não reconheça decisão do TJ-RJ (Foto: Reprodução/CBF)

A disputa pelo comando do futebol brasileiro ganhou um novo capítulo. Na noite desta quinta-feira (15/05), Ednaldo Rodrigues, presidente afastado da CBF, solicitou que não seja acolhido o afastamento proferido pelo desembargador Gabriel Zéfiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), que o retirou do cargo de comando da entidade máxima do futebol brasileiro. O pedido foi feito no âmbito da ação que julga a legitimidade do Ministério Público em celebrar acordos com entidades esportivas.

Na petição, a entidade requer que, caso o pedido de Ednaldo não seja aceito, a Justiça se baseie no estatuto da CBF, o qual estabelece que o vice-presidente mais idoso deve assumir a presidência em caso de destituição do presidente. Assim, de acordo com o documento, Hélio Menezes assumiria o cargo de presidente da CBF.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ednaldo Rodrigues também pediu que o desembargador Gabriel Zéfiro, responsável pela sua destituição, seja comunicado com urgência da decisão. Ele solicita ainda que o TJRJ se abstenha de proferir novas decisões que interfiram no poder da entidade. O pedido tem como base a liminar concedida por Gilmar Mendes, em janeiro de 2024, que havia recolocado Ednaldo na presidência da CBF.

Entenda o caso

Ednaldo Rodrigues foi destituído da presidência da CBF, nesta quinta-feira (15/05). O desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, foi o responsável pela decisão. O magistrado promoveu um dos vice-presidentes da entidade, Fernando Sarney, como interventor e determinou que a confederação realize novas eleições o mais rápido possível.

“Declaro nulo o acordo firmado entre as partes, homologado outrora pela Corte Superior, em razão da incapacidade mental e de possível falsificação da assinatura de um dos signatários, Antônio Carlos Nunes de Lima, conhecido por Coronel Nunes”, explicou o magistrado na decisão.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O caso retornou ao Tribunal do Rio de Janeiro por ordem do ministro do STF, Gilmar Mendes, que, no dia 7 de maio, havia negado o afastamento de Ednaldo Rodrigues. Contudo, o ministro determinou que o processo fosse enviado ao TJ-RJ para “apuração imediata e urgente… dos fatos narrados nas petições”. Diante desse cenário, o desembargador tomou a decisão nesta quinta-feira.

Siga no

Jornalista formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Durante dois anos, foi produtor e redator do programa 98 Esportes, até migrar, em 2024, para a equipe digital da emissora. Hoje, dedica-se à cobertura do futebol brasileiro e internacional, fazendo do jornalismo esportivo sua grande paixão.

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Seleção Brasileira

Ednaldo Rodrigues é destituído da presidência da CBF por decisão do TJ-RJ

Após críticas de internautas, CBF publica vídeo em homenagem à Garrincha

Como Ancelotti deve pensar a convocação da Seleção Brasileira?

Samuel Venâncio: Roger Guedes no Cruzeiro ‘seria uma negociação complicada’

Neymar tem custo de R$ 21 milhões por mês e regalias no Santos

Gerente da base do Atlético detalha planos para reconstrução

Últimas notícias

Novo ministro da previdência e Moro trocam acusações em discussão

Zema entra na onda dos bebês reborn para criticar governo Lula

Ibovespa tem alta histórica e dólar dispara em meio a temores fiscais no Brasil

MEC divulga vagas restantes do FIES para primeiro semestre de 2025

UFMG finaliza testes da primeira vacina contra Covid 100% desenvolvida no Brasil

Governo de Minas anuncia a regulamentação do queijo cabacinha, do Vale do Jequitinhonha

Debate elétrico: Mateus Simões defende bios e alfineta governo Lula em NY

Vazamento de corante tinge aves de azul em parque de SP

Lula participa de funeral do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica