Ednaldo Rodrigues tenta barrar novo afastamento da presidência da CBF

Siga no

Presidente afastado da CBF pede que Justiça não reconheça decisão do TJ-RJ (Foto: Reprodução/CBF)

Compartilhar matéria

A disputa pelo comando do futebol brasileiro ganhou um novo capítulo. Na noite desta quinta-feira (15/05), Ednaldo Rodrigues, presidente afastado da CBF, solicitou que não seja acolhido o afastamento proferido pelo desembargador Gabriel Zéfiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), que o retirou do cargo de comando da entidade máxima do futebol brasileiro. O pedido foi feito no âmbito da ação que julga a legitimidade do Ministério Público em celebrar acordos com entidades esportivas.

Na petição, a entidade requer que, caso o pedido de Ednaldo não seja aceito, a Justiça se baseie no estatuto da CBF, o qual estabelece que o vice-presidente mais idoso deve assumir a presidência em caso de destituição do presidente. Assim, de acordo com o documento, Hélio Menezes assumiria o cargo de presidente da CBF.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ednaldo Rodrigues também pediu que o desembargador Gabriel Zéfiro, responsável pela sua destituição, seja comunicado com urgência da decisão. Ele solicita ainda que o TJRJ se abstenha de proferir novas decisões que interfiram no poder da entidade. O pedido tem como base a liminar concedida por Gilmar Mendes, em janeiro de 2024, que havia recolocado Ednaldo na presidência da CBF.

Entenda o caso

Ednaldo Rodrigues foi destituído da presidência da CBF, nesta quinta-feira (15/05). O desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, foi o responsável pela decisão. O magistrado promoveu um dos vice-presidentes da entidade, Fernando Sarney, como interventor e determinou que a confederação realize novas eleições o mais rápido possível.

“Declaro nulo o acordo firmado entre as partes, homologado outrora pela Corte Superior, em razão da incapacidade mental e de possível falsificação da assinatura de um dos signatários, Antônio Carlos Nunes de Lima, conhecido por Coronel Nunes”, explicou o magistrado na decisão.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O caso retornou ao Tribunal do Rio de Janeiro por ordem do ministro do STF, Gilmar Mendes, que, no dia 7 de maio, havia negado o afastamento de Ednaldo Rodrigues. Contudo, o ministro determinou que o processo fosse enviado ao TJ-RJ para “apuração imediata e urgente… dos fatos narrados nas petições”. Diante desse cenário, o desembargador tomou a decisão nesta quinta-feira.

Compartilhar matéria

Siga no

Rafa Silveira

Jornalista formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Durante dois anos, foi produtor e redator do programa 98 Esportes, até migrar, em 2024, para a equipe digital da emissora. Hoje, dedica-se à cobertura do futebol brasileiro e internacional, fazendo do jornalismo esportivo sua grande paixão.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Seleção Brasileira

Dudu é confirmado entre os titulares e fará estreia pelo Galo contra o Internacional

Cruzeiro e Vitória empatam sem gols debaixo de chuva no Barradão

Jogador do Vitória fratura o tornozelo após entrada dura de meio-campo do Cruzeiro

Jô é preso outra vez por não pagamento de pensão alimentícia

Treinador das categorias de base do Atlético prega cautela para ‘lançar’ Gabriel Veneno

Iseppe celebra retorno ao campo e já projeta ida ao profissional: ‘estou pronto’

Últimas notícias

Cleitinho rebate Lula: ‘Lave a boca para falar de mim e do Nikolas’

Datafolha: Após crise do IOF e escândalo do INSS, reprovação do governo Lula sobe para 40%

Embaixador do Brasil na Itália diz que Zambelli ‘pode ser presa a qualquer momento’

Lula alfineta Nikolas: ‘Não dá para fazer política com a desgraça do celular e contando mentiras’

Virgínia Fonseca e Deolane Bezerra escapam do indiciamento da CPI das Bets

Cidade Junina: concorra a ingressos para curtir Menos é Mais e Pedro Sampaio no Mirante

Laysa Peixoto volta às redes sociais e se pronuncia sobre polêmica envolvendo a NASA; veja vídeo

Pastel frito na hora para sua festa junina com a Pastelaria Marília de Dirceu; faça agora mesmo uma cotação

Coca-Cola oferece 1 mil vagas para capacitar mulheres empreendedoras em MG